Learning Difficulties Emerging From Philosophy and Sociology Questions in ENEM/2014

Authors

  • Ozaias Antônio Batista UFRN
  • Maria Genilda M. Cardoso UFPI
  • Isauro Beltran Núñez UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2019v20n2ID15698

Keywords:

enem, aprendizagem, sociologia, cultura

Abstract

O artigo objetiva refletir acerca das dificuldades de aprendizagem depreendidas de algumas questões de Filosofia e Sociologia retiradas do ENEM/2014. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, considerando as questões selecionadas, o referencial teórico sobre erro e dificuldade de aprendizagem bem como os dados extraídos da página do INEP – os quais apontam o índice de desempenho dos candidatos nas referidas questões. Os erros analisados estão associados, hipoteticamente, às dificuldades de aprendizagem em interpretação textual, identificação e contextualização de conceitos sociológicos e filosóficos. Em suma, é necessário que os/as professores/as de Sociologia e Filosofia pensem alternativas didático-pedagógicas capazes de viabilizar uma aprendizagem significativa para os/as estudantes do Ensino Médio, de modo que as questões do ENEM podem ser utilizadas nesse intento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ozaias Antônio Batista, UFRN

Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) (UFPI) e Mythos-Logos (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por trabalhos que envolvam as temáticas do Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade & Educação.

Published

10-08-2021

How to Cite

BATISTA, O. A.; GENILDA M. CARDOSO, M. .; BELTRAN NÚÑEZ, I. . Learning Difficulties Emerging From Philosophy and Sociology Questions in ENEM/2014. Revista Cronos, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 99–116, 2021. DOI: 10.21680/1982-5560.2019v20n2ID15698. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15698. Acesso em: 22 jul. 2024.