Dificuldades de Aprendizagem depreendidas de Questões de Filosofia e de Sociologia do ENEM/2014

Autores/as

  • Ozaias Antônio Batista UFRN
  • Maria Genilda M. Cardoso UFPI
  • Isauro Beltran Núñez UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2019v20n2ID15698

Palabras clave:

enem, aprendizagem, sociologia, cultura

Resumen

O artigo objetiva refletir acerca das dificuldades de aprendizagem depreendidas de algumas questões de Filosofia e Sociologia retiradas do ENEM/2014. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, considerando as questões selecionadas, o referencial teórico sobre erro e dificuldade de aprendizagem bem como os dados extraídos da página do INEP – os quais apontam o índice de desempenho dos candidatos nas referidas questões. Os erros analisados estão associados, hipoteticamente, às dificuldades de aprendizagem em interpretação textual, identificação e contextualização de conceitos sociológicos e filosóficos. Em suma, é necessário que os/as professores/as de Sociologia e Filosofia pensem alternativas didático-pedagógicas capazes de viabilizar uma aprendizagem significativa para os/as estudantes do Ensino Médio, de modo que as questões do ENEM podem ser utilizadas nesse intento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ozaias Antônio Batista, UFRN

Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) (UFPI) e Mythos-Logos (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por trabalhos que envolvam as temáticas do Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade & Educação.

Publicado

10-08-2021

Cómo citar

BATISTA, O. A.; GENILDA M. CARDOSO, M. .; BELTRAN NÚÑEZ, I. . Dificuldades de Aprendizagem depreendidas de Questões de Filosofia e de Sociologia do ENEM/2014 . Revista Cronos, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 99–116, 2021. DOI: 10.21680/1982-5560.2019v20n2ID15698. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/15698. Acesso em: 22 jul. 2024.