PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Luanna Gomes NEI-CAp-UFRN
  • Claudianny Amorim Noronha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

orientações curriculares. Pensamento algébrico. Símbolo de igualdade. Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Enfatizando a articulação crítica entre direcionamentos curriculares e práticas de ensino, este artigo objetiva discutir orientações curriculares acerca dos objetivos de ensino concernentes ao conteúdo de álgebra para os anos iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o símbolo de igualdade no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apresentados compreendem parte daqueles obtidos na pesquisa doutoral de Gomes (2020). Para o primeiro objetivo foram utilizados resultados de uma ampla pesquisa documental realizada em documentos oficiais brasileiros. Para o segundo objetivo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e interpretativa realizada em turmas de 4º e 5º ano de uma instituição pública. Concluímos que práticas com o símbolo de igualdade potencializam o conhecimento de propriedades dos números e operações matemáticas, apesar disso, orientações de documentos priorizam o trabalho pedagógico com sequências e padrões no processo de introdução à álgebra.

 

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Publicado

18-03-2022

Como Citar

GOMES, L.; NORONHA, C. A. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: : ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/21048. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos