PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palabras clave:
orientações curriculares. Pensamento algébrico. Símbolo de igualdade. Anos iniciais do Ensino FundamentalResumen
Enfatizando a articulação crítica entre direcionamentos curriculares e práticas de ensino, este artigo objetiva discutir orientações curriculares acerca dos objetivos de ensino concernentes ao conteúdo de álgebra para os anos iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre aspectos relativos ao trabalho pedagógico com o símbolo de igualdade no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apresentados compreendem parte daqueles obtidos na pesquisa doutoral de Gomes (2020). Para o primeiro objetivo foram utilizados resultados de uma ampla pesquisa documental realizada em documentos oficiais brasileiros. Para o segundo objetivo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e interpretativa realizada em turmas de 4º e 5º ano de uma instituição pública. Concluímos que práticas com o símbolo de igualdade potencializam o conhecimento de propriedades dos números e operações matemáticas, apesar disso, orientações de documentos priorizam o trabalho pedagógico com sequências e padrões no processo de introdução à álgebra.