BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES

DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Autores

  • Flávia de Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento Estatístico, Brincadeiras, Investigação

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008); estudos em Psicologia da Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Inglaterra (2003-2007); Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998); Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do Centro de Educação da UFPE, atuando como docente nos Cursos de Licenciaturas e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC. Já atuou como Coordenadora das Licenciaturas Diversas do Centro de Educação e do Pibid UFPE 2018 e 2020. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística, GPEME, e desenvolve e orienta estudos que abordam temas relacionados com o ensino e a aprendizagem de conhecimentos de Matemática e Estatística para estudantes videntes e cegos e suas interfaces com a formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos em contextos escolares urbano, do campo, indígena e quilombola. Seus estudos abordam ainda aspectos da Gestão escolar e planejamento do ensino da Matemática e Gestão dos usos das tecnologias nos espaços das escolas públicas, analisando suas implicações para a formação de professores.

Downloads

Publicado

06-12-2022

Como Citar

DE LIRA, F.; CARVALHO, L. M. T. L. de . BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585. Acesso em: 26 abr. 2024.