BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES

DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Autores/as

  • Flávia de Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Educação Infantil, Letramento Estatístico, Brincadeiras, Investigação

Resumen

Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado e busca analisar uma vivência com crianças de 3 a 5 anos, para compreender o processo de desenvolvimento do Letramento Estatístico na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida após a realização de estudos a respeito do Letramento Estatístico, com professoras que trabalhavam em turmas de Educação Infantil. Nesse artigo, analisamos a prática de uma das professoras que participou dos estudos, e desenvolveu uma pesquisa sobre brincadeiras com as crianças, a partir das etapas do ciclo investigativo. O ciclo investigativo parte de um problema cujo tema tenha significado para as crianças. Realizamos a análise de cada etapa vivenciada pela professora, a partir das etapas do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999). Os resultados apontam que houve um engajamento das crianças em todas as etapas da pesquisa. Ressaltamos a relevância de um fazer pedagógico que valorize aspectos que estão presentes no cotidiano das crianças, que abranja elementos sociais e envolva a vida das crianças em movimentos de investigações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008); estudos em Psicologia da Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Inglaterra (2003-2007); Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE (1998); Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Políticas e Gestão da Educação do Centro de Educação da UFPE, atuando como docente nos Cursos de Licenciaturas e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, EDUMATEC. Já atuou como Coordenadora das Licenciaturas Diversas do Centro de Educação e do Pibid UFPE 2018 e 2020. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística, GPEME, e desenvolve e orienta estudos que abordam temas relacionados com o ensino e a aprendizagem de conhecimentos de Matemática e Estatística para estudantes videntes e cegos e suas interfaces com a formação de Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos em contextos escolares urbano, do campo, indígena e quilombola. Seus estudos abordam ainda aspectos da Gestão escolar e planejamento do ensino da Matemática e Gestão dos usos das tecnologias nos espaços das escolas públicas, analisando suas implicações para a formação de professores.

Publicado

06-12-2022

Cómo citar

DE LIRA, F.; CARVALHO, L. M. T. L. de . BRINCADEIRAS E INVESTIGAÇÕES: DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29585. Acesso em: 22 jul. 2024.