OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação. Pandemia. Professores. Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo busca analisar as experiências que as docentes propunham as crianças da Educação Infantil, durante o ensino remoto. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário online, no Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, para professores da região Agreste-PE. Inicialmente recebemos 39 respostas, mas adotamos os critérios de analisarmos apenas os professores com cinco anos ou mais na docência da Educação Infantil, professores que tivessem estudado disciplinas relacionados a Educação Infantil na formação inicial e, professores com participação em formação continuada com temas relacionados a essa etapa. Após a aplicação dos critérios, chegamos aos 20 sujeitos participantes da pesquisa.Com base nos dados presentes nos questionários iniciamos nossas análises, tabulando-os a partir de duas categorias: a identidade docente na Educação Infantil e a atuação docente durante a pandemia. O tratamento dos dados, que se apoiou na análise temática de conteúdo Bardin (2011), revelou que o fazer profissional requer uma base de conhecimentos. As docentes apontaram que estudaram temas específicos da Educação Infantil em sua trajetória formativa e isso repercutiu em sua prática. Mesmo sem os meios tecnológicos necessários para o ensino remoto, havia uma preocupação das professoras em promover atividades prazerosas.  No entanto, compreendemos que o ensino remoto é inadequado para a Educação Infantil, diante da necessidade das interações e das brincadeiras na prática pedagógica com as crianças dessa etapa da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Conceição Lira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Especialista em em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Especialização em Recursos Humanos para Educação, do programa de Pós-graduação "lato sensu", da Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na gerência de Educação Infantil, na função de Coordenadora Educacional realizando formação para os professores desta modalidade. Orientadora de estudos do Pacto Nacional da Idade Certa ( 2013/2014/2015/2016), Professora da Educação Básica da Rede de Jaboatão dos Guararapes PE.

Flávia Luíza De Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialização em Educação Infantil pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE; Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é Coordenadora Educacional da Gerência de Educação Infantil da Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes e Professora da Prefeitura de Camaragibe. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEME, desenvolvendo estudos relacionados ao ensino e a aprendizagem de Matemática e Estatística na Educação Infantil, e do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil - GRUPEI, desenvolvendo pesquisas e refletindo sobre formação de professor, a criança e a infância. Tem experiência em Formação de Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

06-12-2022

Como Citar

LIRA DA SILVA, M. C.; DE LIRA, F. L. OS DESAFIOS DO SER PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS PANDÊMICOS . Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29602. Acesso em: 28 mar. 2024.