A IMPORTÂNCIA DA ROTINA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECIFICIDADES DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2023v2n3ID31565Palavras-chave:
Política Educacional, Educação Infantil, Prática Docente, RotinaResumo
Este artigo é uma atualização e ampliação, em co-autoria, do capítulo inicial da tese de um dos autores. O artigo em tela tem como objetivo discutir as especificidades da prática docente, evidenciando os desdobramentos sobre a rotina e seus ajustamentos via os contextos da Educação Infantil. Assumindo um método que transita entre a abordagem teórica e a documental, a Educação Infantil brasileira é apresentada, contrastivamente, a partir de alguns dados relativos ao contexto geral, a formação e, especificamente, a prática docente, sobretudo no que diz respeito a questão da rotina. Do ponto de vista do referencial teórico, a rotina é problematizada enquanto prática docência na Educação Infantil. Em relação aos resultados, são apresentadas informações quanto ao contexto da Educação Infantil via os seus desafios, demandas e avanços, evidenciando o entendimento de que a prática docente em Educação Infantil deve ser apreendida levando-se em consideração suas especificidades quanto aos aspectos próprios do lidar com a criança e ao mesmo tempo com as condições que atravessam o ser docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.