MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E O SENTIDO DE SER DOCENTE E PESQUISADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38790

Palavras-chave:

Memorial de formação, Docência na Educação Infantil, Pesquisa com crianças.

Resumo

Este artigo é um desdobramento da pesquisa de mestrado que visou compreender as percepções das crianças sobre a escola de Educação Infantil, destacando o olhar delas sobre as práticas educativas desenvolvidas nesses espaços. E propõe uma reflexão sobre as memórias da infância e seu impacto no sentido de ser docente e pesquisadora da Educação Infantil, e sua fundamentação metodológica está baseada nos princípios do memorial de formação (Passeggi, 2010). Foi evidenciada a importância de compreender a infância como uma construção histórica, cultural e social, indo além de uma visão estritamente biológica. Destacamos a diversidade de infâncias ao longo da história e em diferentes contextos culturais, ressaltando a influência das interações diárias com adultos na formação das crianças. Além disso, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem multidisciplinar na pesquisa sobre a infância, afastando-nos de visões patológicas e higienistas e buscando uma compreensão mais holística e contextualizada do desenvolvimento infantil. Portanto, este relato autobiográfico não apenas revela a história pessoal e profissional da autora, mas também ressalta a importância do afeto, das experiências vividas e do compromisso com a educação na formação de um educador comprometido e sensível às demandas da infância e da sociedade em que está inserido.

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Biografia do Autor

Daniela da Mota Porto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Efetiva da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Guanambi-Bahia. Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo; em Educação Infantil; e em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Departamento de Educação/Campus XII. Pesquisadora pelo NEPE/UNEB com foco em Infância, Educação Infantil e Pesquisas com Crianças. Membro do Observatório da Educação Infantil.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1995), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). Coordenou o Doutorado Interinstitucional Dinter UNEB/UFMG no período de 2017 a 2021. É membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico - Tecnológica da FAPESB, na área de Ciências Humanas e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire; formação de professores; educação popular, educação de jovens, adultos e idosos; alfabetização e letramento; mulheres; currículo; práticas pedagógicas; práticas educativas; diferenças. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

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Publicado

15-10-2025

Como Citar

PORTO, Daniela da Mota; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. MEMÓRIAS DA INFÂNCIA E O SENTIDO DE SER DOCENTE E PESQUISADORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 4, n. 5, p. e-38790, 2025. DOI: 10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38790. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/38790. Acesso em: 5 dez. 2025.