CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA EMPATIA E OUTROS AFETOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID34621Palavras-chave:
Empatia, Humanos-não humanos, EducaçãoResumo
O objetivo deste estudo exploratório é analisar a importância da presença e da interação entre crianças e animais para o aprendizado das emoções, especialmente, a empatia. O referencial de ancoragem baseia-se em Wallon, Latour, Montagu, Gazzana e Lima, entre outros. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo exploratório, de cunho bibliográfico-documental, sendo descritiva e analítica quanto aos objetivos. A técnica e os procedimentos para a construção de dados são o levantamento e seleção de produções culturais e artísticas, imagéticas, com representações de personagens infantis e seus animais de estimação de espécies variadas, em contextos urbanos e rurais, em histórias em quadrinhos (HQ) e tiras, nacionais e internacionais disponíveis na internet. Os dados dão pistas de que a interação entre crianças e animais de estimação promove a socialização e facilita o aprendizado das emoções, especialmente da empatia, responsabilidade, valorização da vida dos seres humanos e dos muitos seres nos diferentes meios da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Infâncias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.