ENTRE MUROS E BARREIRAS: O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38168

Palavras-chave:

educação infantil; trajetória e desafios; formação docente.

Resumo

Este artigo originou-se a partir da realização de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar que lugar a educação infantil (EI), responsável pela formação da criança na primeira infância, ocupa na escola de ensino fundamental, buscando saber se essa escola, enquanto estabelecimento de ensino, garante os direitos dessa criança, no que se refere aos princípios básicos que estruturam esse segmento educativo. Trata-se de um estudo de caso, pautado nos aportes teóricos de autores como Libânio, Gasparin, Oliveira e outros, que discutem a importância da EI para o desenvolvimento integral da criança, além das diretrizes legais, como a LDB e a BNCC. A metodologia combinou abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores que atuam na EI, visando compreender sua formação, desafios e práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a maioria dos professores não possui formação específica para atuar na EI e as dificuldades apontadas incluem falta de apoio pedagógico, estrutura física inadequada e um currículo que não respeita as especificidades das crianças. Observou-se, também, que a dinâmica escolar geralmente prioriza o ensino fundamental, desconsiderando as especificidades da EI. Conclui-se que, embora existam avanços significativos, nos últimos anos, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir uma educação infantil de qualidade. Além do mais, compreende-se que a implementação de formação continuada, a criação de ambientes adequados e uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas são essenciais para reconhecer a EI como uma etapa fundamental no sistema educacional, promovendo assim o desenvolvimento integral e a cidadania das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MEYRE ANE SAMPAIO MOREIRA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Meyre Ane Sampaio Moreira
Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Filosofia, Estudos Culturais e Pesquisa em Educação pela UNEB; Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR); Graduada em Pedagogia pela UNEB. Coordenadora de Programas de EJA pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da PROEX/UNEB, 2006 a 2011. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Infâncias, Educação e Tecnologias - GEPIETEC. 

Jose Veiga Vinãl Junior, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Jose Veiga Vinãl Junior
Professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB. Graduação em Letras com Língua Espanhola pela Universidade Federal da Bahia. Especialização em Metodologia do ensino superior com ênfase em novas tecnologias (FBB) e Especialização em LIBRAS (IBF-Pós). Mestrado em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Doutorado em Linguística pela Universidade de Vigo-Espanha. Atualmente é professor Adjunto (UNEB-Salvador). Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (UESB). 

Downloads

Publicado

14-10-2025

Como Citar

SAMPAIO MOREIRA, MEYRE ANE; VINÃL JUNIOR, Jose Veiga. ENTRE MUROS E BARREIRAS: O LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 4, n. 5, p. e-38168, 2025. DOI: 10.21680/2764-6076.2025v4n5ID38168. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/38168. Acesso em: 5 dez. 2025.