TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL:
A AFETIVIDADE NA AÇÃO DOCENTE
Abstract
Resumo
O artigo discute sobre o lugar da afetividade no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O objetivo é compreender como professores do 1º ano têm se preparado para lidar afetivamente com as crianças que chegam mais cedo no Ensino Fundamental, frente à ausência de um trabalho específico na formação dos docentes e na preparação para receber a criança pequena na nova etapa educativa. Trata-se de um breve estudo qualitativo de natureza exploratória. Nesse sentido, como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista estruturada realizada com 4 docentes do 1º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos e analisados a partir de alguns aspectos teóricos sobre afetividade e aprendizagem, sobretudo da teoria walloniana, constatam que para os participantes da pesquisa a afetividade, apesar de considerada importante no desenvolvimento da criança, ainda se apresenta limitada a uma compreensão de trocas sentimentais, sendo necessário um trabalho mais específico, do ponto de vista formativo, para que os docentes estejam preparados para atender as necessidades afetivas da primeira infância.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Infâncias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.