Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

Critérios para submissão

 

1 – A revista Educação e Infâncias aceita textos que se enquadrem nas categorias abaixo relacionadas:

- Artigos: trabalhos que apresentem resultados de investigações científicas, de caráter original, teórico ou empírico, que empreguem o uso de procedimentos metodológicos e que demonstrem a validade dos resultados apresentados.

- Relatos de experiência: produção textual na qual o autor apresenta uma experiência vivenciada no campo da Educação das Infâncias, mediante a descrição e a análise de aspectos pedagógicos, metodológicos e motivacionais que envolvem e determinam a situação relatada.

 

Diretrizes para a submissão de artigos e relatos de experiências

As diretrizes para submissão de artigos e relatos de experiência estão descritas no template.

O autor deve preparar um documento (declaração) que ateste a originalidade e o ineditismo do artigo (link de acesso ao modelo:  bit.ly/originaleduinf) e um termo de autorização para uso de imagens (link de acesso ao modelo:  bit.ly/imagemeduinf);

Para a avaliação dos artigos, os pareceristas considerarão:

a. Coerência teórica e conceitual no resumo e texto completo;

b. Articulação entre as partes do artigo;

c. Consistência nos procedimentos teórico-metodológicos adotados, alinhados aos objetivos estabelecidos para a investigação;

d. Relevância do trabalho, atualidade e originalidade;

e. Contribuição da pesquisa para o avanço da área que se encontra vinculado;

f. Uso da norma culta da língua em que estiver escrito o texto;

g. Uso adequado das normas da ABNT no título, resumo e palavras-chave, corpo de textos e referências bibliográficas;

h. Precisão e objetividade na escrita.

A formatação dos relatos de experiência deve obedecer as mesmas orientações dos artigos, conforme já explicitado acima e devem apresentar a seguinte estrutura: título. palavras-chave; resumo em língua portuguesa; resumo em língua estrangeira; introdução; desenvolvimento; resultados e análises; considerações finais; referências.

Os relatos serão avaliados, considerando-se: clareza do relato, pertinência da experiência em relação ao conhecimento produzido para a área da Educação das Infâncias; consistência da exposição das vivências pedagógicas, dos resultados da experiência e dos argumentos de análise; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e aquelas estabelecidas pela Revista Educação e Infâncias;

A avaliação duplo cega será realizada por dois pareceristas. Uma terceira avaliação poderá ser solicitada, caso ocorra divergência de opiniões;

Os artigos podem apresentar, no máximo, cinco autores. Exige-se que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor;

O autor deve preparar um termo de autorização para uso de imagens (link de acesso ao modelo: bit.ly/imagemrelatoeduinf);

Os artigos e os relatos de experiência enviados para a Revista Educação e Infâncias serão apreciados pelo Conselho Editorial, que realiza uma primeira análise quanto às normas e a política editorial da revista. Caso seja detectada a adequação do texto ao que é proposto pela revista, o material é encaminhado para os pareceristas para avaliação do tipo cega. As fases subsequentes do processo de submissão e avaliação dos textos são acompanhadas pelo Conselho Editorial e Consultivo da revista;

Os artigos e os relatos de experiência submetidos para apreciação podem ser acompanhados pelo(s) autor(es) em todas as fases (aceitação ou rejeição; envio para pareceristas; pareceres emitidos e enviados para os seus autores;

Todos os pareceres emitidos pelos avaliadores deverão ser analisados pelo Conselho Editorial e Consultivo da Revista Educação e Infâncias. Após a apreciação dos pareceres redigidos pelos avaliadores, os autores recebem uma notificação quanto ao aceite (ou não) do texto para publicação;

Os procedimentos para submissão de textos para a revista deve seguir as orientações determinadas pelo Portal de Periódicos da UFRN;

A citação de autores nos textos, bem como as referências ao final das produções, devem seguir as normas técnicas da ABNT em vigência.

Artigos

Política padrão de seção

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.