ENSINAR ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA?
PRÁXIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM COLÉGIO DE APLICAÇÃO
Palabras clave:
Educação Infantil. Educação alimentar e nutricional. Paulo Freire. Autonomia.Resumen
A infância é uma fase de importantes mudanças e desenvolvimentos – motores, emocionais, cognitivos e sociais – que influenciarão na formação e consolidação de hábitos da criança. Nesse sentido, reflete-se a importância de se promover, na educação infantil, práticas pedagógicas tomando a alimentação e nutrição enquanto objeto de aprendizagem. Mas como ensiná-lo? Com o objetivo de discutir a pedagogização de práticas alimentares saudáveis junto aos escolares, apresenta-se neste relato experiências de graduandos do Curso de Nutrição junto ao Núcleo de Educação Infantil de um Colégio de Aplicação Federal. O referencial teórico se apoia em Paulo Freire para uma interlocução junto aos campos da Educação Infantil e da Educação Alimentar e Nutricional. O caminho percorrido se dá como processo construído e partilhado entre todos envolvidos, culminando no planejamento de ações educativas contextualizadas e significativas visando autonomia. Espera-se que mais estudos e relatos contribuam para a questão de como ensinar alimentação e nutrição junto à educação infantil.