AS CONTRIBUIÇÕES DO CORDEL PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores/as

  • Natália Thalita Vieira Maia UERN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2764-6076.2024v3n4ID36018

Resumen

O presente trabalho visa relatar vivências de uma professora iniciante, e as contribuições da poesia para a formação leitora dos alunos, em uma escola localizada na zona rural, na turma do 1° ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Diante do processo complexo que envolve a alfabetização, os alunos estavam apresentando desinteresse nas práticas de leituras, o que despertou a iniciativa da temática que seria desenvolvida e apresentada na I Feira ofertada pela instituição. O objetivo principal do projeto foi desenvolver o gosto pela leitura, expressividade corporal, autonomia e a formação leitora dos alunos. A metodologia foi a pesquisa descritiva exploratória, pautada no relato de experiência e intervenção. Alguns atores contribuíram para o embasamento da pesquisa como Amarilha (2003), Abramovich (2009), Freire (2003), Prado (1996) Rubem Alves (2008) e outros. O projeto desenvolvido na sala de aula da turma do 1° ano, promoveu avanços significativos na formação e gosto pela leitura através da exploração do livro “os animais têm razão” do poeta Antônio Francisco, oportunizando aos alunos apresentações fora dos muros da escola.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

18-12-2024

Cómo citar

VIEIRA MAIA, N. T. AS CONTRIBUIÇÕES DO CORDEL PARA A FORMAÇÃO LEITORA NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 3, n. 4, p. e–36018, 2024. DOI: 10.21680/2764-6076.2024v3n4ID36018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/36018. Acesso em: 21 dic. 2024.