Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, está de acordo com o escopo definido na página “Sobre a Revista” (https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about) e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O(a) autor(a) tem no mínimo o curso de graduação completo, ou comprovada experiência na área do manuscrito apresentado.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores", que constam abaixo.
- O arquivo com a Nota de Autoria está devidamente preenchido com as informações de todos(as) os(as) autores(as) do manuscrito.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos, relatos etnográficos, resenhas e ensaios visuais), todas as informações sobre os(as) autores(as) foram retiradas do arquivo (no conteúdo e nas propriedades) para garantir a avaliação duplo-cega.
Artigos
Os artigos científicos devem apresentar um mínimo de 6.000 palavras e um máximo de 10.000 palavras, incluídas as notas e as referências bibliográficas. Não serão incluídos anexos ou apêndices nos artigos. Os trabalhos devem ser fruto de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico. O artigo não deve conter nenhuma informação sobre os autores do trabalho para resguardar o anonimato, inclusive nos dados de configuração dos arquivos. Os artigos devem conter um resumo na língua do texto (português ou espanhol) entre 100 e 150 palavras e 3 a 5 palavras-chave em espaçamento simples e separadas por ponto-e-vírgula, bem como título e abstract (em inglês) e título e resumen (em espanhol) nas mesmas proporções. Quando o artigo publicado for em língua espanhola, além do Resumen e Abstract deve acompanhar Resumo em língua portuguesa. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo, seguido do resumo em língua inglesa e por fim o que faltar.
Relatos Etnográficos
O relato de pesquisa etnográfica consiste em uma descrição da experiência vivida pelo(a) pesquisador(a) no estudo de uma situação particular, a fim de divulgar reflexões metodológicas e especificidades de contextos etnográficos a partir de um caso específico. Apesar de não ser necessário a apresentação de uma tese e análises teóricas mais densas, o texto deve trazer os pressupostos teóricos e autores(as) que embasam a pesquisa, bem como as reflexões dela derivadas. Deve ficar evidente o estágio em que a pesquisa se encontra: se está ativa ou já se encerrou; se são dados provenientes de pesquisas diferentes, e o tempo de duração da(s) pesquisa(s). O relato deve ter entre 3.500 e 10.000 palavras, incluindo referências e notas.
Traduções
Deverão ser acompanhadas de autorização dos detentores dos direitos autorais ou copyright e dos autores originais. O tradutor tem que garantir uma revisão do texto final e fornecer as informações relativas ao revisor. O revisor poderá ser um revisor qualificado da língua estrangeira ou um professor com experiência na área temática. Serão publicadas traduções de textos ainda não publicados em língua portuguesa. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial.
Entrevistas
As entrevistas devem ser desenvolvidas em forma de diálogo, com um mínimo de 2.500 palavras e um máximo de 7.500 palavras. Todas as obras citadas pelo entrevistado ou entrevistador deverão ser listadas ao final conforme regras da ABNT indicadas para artigos. A entrevista é aberta por um texto introdutório sobre a relevância da entrevista e do trabalho do entrevistado no campo das Ciências Sociais e Humanas, de no máximo 1.000 palavras. À entrevista segue um resumo em língua portuguesa no qual se apresenta de modo sucinto a biografia do entrevistado e as temáticas gerais discutidas. Podem ser apresentadas entrevistas em língua portuguesa ou língua espanhola; quando em língua inglesa o entrevistador se responsabiliza pela sua tradução após o aceite inicial. Todas as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial.
Resenhas
Publicam-se resenhas de livros publicados, teses de doutorado defendidas e produções etnográficas audiovisuais produzidas nos últimos 2 (dois) anos no Brasil e nos últimos 5 (cinco) anos quando for publicação ou defesa noutro país em língua estrangeira. Exceções podem ser avaliadas pela comissão editorial. As resenhas devem apresentar um mínimo de 2.000 e um máximo de 3.500 palavras. A resenha será intitulada e abaixo do título seguirá a referência bibliográfica completa. O livro, tese ou produção audiovisual resenhada pode estar dentro das áreas temáticas abarcadas pelas Ciências Humanas, desde que haja alguma relação com a área das Ciências Sociais, principalmente antropologia. No caso de resenha de tese de doutorado, esta não pode ter sido publicada ainda no formato de livro. Todas as resenhas são avaliadas por pareceristas ad hoc.
Ensaios Visuais
Os ensaios visuais (fotografias, desenhos, pintura, ilustrações, colagens, quadrinhos, etc.) com enfoque etnográfico, devem ser enviados com imagens dispostas no corpo do arquivo editável em formato .jpg, .gif ou .png. No campo suplementar, o(a) autor(a) deverá carregar todas as fotos compactadas no formato .rar, cada imagem deverá ter o tamanho de 300dpi. Quando não for possível carregá-las separadas, o(a) autor(a) deve enviá-las no tamanho original por e-mail. Os ensaios devem apresentar um mínimo de 08 e um máximo de 12 fotos. As fotos devem apresentar legenda com até 150 palavras e fonte, contendo a data de produção da imagem, podendo ou não possuir título. O(a) autor(a) encaminhará, junto do Ensaio, um termo de direitos autorais e de imagem, autorizando o uso e divulgação delas. Quando as imagens envolverem terceiros na sua produção, o(a) autor(a) se responsabiliza pelo seu uso, estando ciente de que pode ser solicitado a apresentar o consentimento dos envolvidos a qualquer tempo. O ensaio deve ser precedido de texto explanatório de até 1.000 palavras, no qual o(a) autor(a) apresente detalhadamente o seu objetivo etnográfico, seu processo teórico-metodológico para a produção do ensaio, especificando as técnicas utilizadas para as fotografias, tipo de câmera, programa de edição de imagens quando usado, bem como descrição do contexto do qual é resultado. O Ensaio deverá ser resultado de processo de pesquisa empírica, atividade de extensão ou de ensino, e deve apresentar uma concepção etnográfica e não apenas uma disposição de imagens aleatórias.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.