CHAMADAS PARA SUBMISSÕES

ABERTAS

Mais informações em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/announcement/view/358.

Normas de submissão: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.

Chamada para o dossiê temático: Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados

05-10-2021

A Revista Equatorial do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, informa a comunidade acadêmica que se encontra aberta a chamada de artigos para o dossiê “Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados”.

Apresentamos esse dossiê como forma de focalizar os debates acerca de como é pesquisar parentesco no mundo contemporâneo, nos mais diferentes contextos de pesquisa, considerando diversas perspectivas, partindo da atualização de debates clássicos e indo de encontro às abordagens contemporâneas. Partindo da ideia de que parente e “família é coisa que rende” (DAMÁSIO, 2020, p. 128), o presente dossiê tem por objetivo reunir pesquisas que questionem até onde vão os laços de parentesco e como eles são constituídos desde relações cotidianas, trocas interpessoais, subjetivadoras, até no que tange a questões estruturais e processuais.

Uma vez que, o entrecruzamento entre áreas temáticas é uma característica marcante dos estudos de parentesco e família na Antropologia feita no Brasil nos últimos anos (FONSECA, 2010), são bem-vindos trabalhos que façam uso da interseccionalidade entre estudos de-da família, gênero, sexualidade, escolarização, classe, geração, política, saúde, genética, cuidado, migrações, raça e racismo, entre outros, para pensar a questão do parentesco na contemporaneidade. Além disso, entendemos que contribuições originais trazem perspectivas próprias fundamentais para o diálogo de novas pesquisas e perspectivas do parentesco na antropologia contemporânea, produzindo um material rico de diferentes análises a partir de realidades próprias que trará contribuições para o que seria o pensar o parentesco na contemporaneidade.

Embora privilegiemos trabalhos que versem sobre questões atuais da seara do parentesco e dos estudos de família, também são bem-vindos aqueles que atualizem os debates clássicos das teorias da aliança e da descendência a partir de perspectivas e contextos contemporâneos.

As submissões devem ser feitas na seção "Dossiê" até 31 de dezembro de 2021, na plataforma da Revista Equatorial (https://periodicos.ufrn.br/equatorial/index). As informações sobre as normas para submissão podem ser encontradas em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.

Importante lembrar que aceitamos contribuições de ARTIGOS, RESENHAS, ENSAIOS VISUAIS E TRADUÇÕES para o Dossiê e em Fluxo Contínuo.

Organizadores: Heytor de Queiroz Marques (PPGAS/UFRN), Ana Clara Damásio (PPGAS/UnB) e Vinícius Venâncio (PPGAS/UnB).

Dossiê_“Parentescos_Contemporâneos_possibilidades_em_campos_interseccionados”_(2).jpg

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê temático: Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados

I Mostra Equatorial de Ensaios Visuais

02-10-2021

Mensagem_Azul_e_Branca_de_Amor_por_Marido_(17)2.jpg

Apresentamos a I Mostra Equatorial de Ensaios Visuais! Você pode acessar através do link: https://linktr.ee/imostraequatorial ou na Bio do nosso instagram (@revista_equatorial). Um primeiro lançamento foi feito durante a XIX Semana de Antropologia da UFRN, mas a exposição oficial teve início no mês de setembro, em nossas redes sociais. Semanalmente, será exposto uma amostra de cada um dos ensaios. Fiquem atentes, pois, muitas novidades estão por vir.

Saiba mais sobre I Mostra Equatorial de Ensaios Visuais

Publicação do Dossiê “Educar a quem, educar a quê?” (Revista Equatorial - v. 8 n. 15)

13-08-2021

Equatorial_Capa_JPG.jpg

Caras leitoras e leitores,

Temos o prazer de informar que já está disponível o dossiê intitulado "Educar a quem, educar a quê? Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação", organizado por Jeannie Carneiro (PPGAS/UFRN), Ana Moura (PPGAS/UFRN) e Aleksandra Oliveira (PPGS/UFG). O dossiê traz importantes reflexões interdisciplinares sobre a educação, abordando questões de diversidade e diferença e formação de professores(as) em contextos educativos formais e não formais.

A imagem de capa, elaborada por Arthur Lima a partir da arte de Camilo (@aksnes), busca expressar a complexidade e diversidade de elementos que envolvem o olhar sobre a educação.

Além do dossiê, a edição nº 15 (jul.-dez. 2021) também conta com publicações em fluxo contínuo: artigos, tradução e ensaios visuais que serão publicados ao longo do semestre, sendo disponibilizados para as(os) leitoras(es) tão logo o processo editorial se conclua.

Confira aqui a edição: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/issue/view/1144.

Desejamos uma excelente leitura!

Equipe Equatorial

Saiba mais sobre Publicação do Dossiê “Educar a quem, educar a quê?” (Revista Equatorial - v. 8 n. 15)

Chamada prorrogada: Dossiê Temático "Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia"

02-08-2021

Chamada_prorrogada.jpg

A Revista Equatorial do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN informa que foi prorrogada a chamada de submissões para o dossiê “Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia”, organizado por Tayane Soares (PPGAS/UFRN), Itamara de Meneses (PPGCS/UFRN) e Felipe Alves (PPGS/UECE) até 31 de agosto de 2021.

Serão bem-vindas contribuições que tratem sobre festas populares, religiosidade popular e/ou institucionalizadas, cultura popular, análises que demonstrem como esses contextos foram afetados pela pandemia e quais as saídas os sujeitos estão construindo para viverem suas manifestações. O dossiê também acolhe análises pautadas na religiosidade popular, evidenciando as manifestações de cunho cultural e religioso a partir de perspectivas fundamentadas na dinamicidade das manifestações, considerando contextos plurais.
Ficaremos felizes em poder contar com suas contribuições em nossa revista.
As submissões deverão ser feitas na sessão "Dossiê". Para informações sobre submissões: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada prorrogada: Dossiê Temático "Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia"

CHAMADAS PARA SUBMISSÕES

23-06-2021

CHAMADAS PARA SUBMISSÕES

ABERTAS

* Dossiê “Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia”: 01 de maio até 31 de julho de 2021.

Saiba mais: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/announcement/view/325.

 

* Tema livre: recebimento de submissão em fluxo contínuo.

Normas de submissão: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.

 

EM BREVE...

* Dossiê “Parentescos Contemporâneos: possibilidades em campos interseccionados”.

Saiba mais sobre CHAMADAS PARA SUBMISSÕES

Chamada para o dossiê temático: Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia

12-05-2021

Fique_em_Casa_reflexões_das_estratégias_construídas_por_devotos_e_brincantes_na_tentativa_de_ressignificar_a_religiosidade_popular_em_tempos_de_pandemia”2.jpg

A Revista Equatorial do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN informa a comunidade acadêmica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê “Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia”.

O dossiê objetiva receber reflexões pautadas nas problemáticas acerca das manifestações religiosas/populares no contexto pandêmico, buscando compreender as estratégias instauradas visando a ressignificação dos rituais. A proposta pretende reunir também trabalhos que abordem a religiosidade popular para além das interferências advindas da pandemia do coronavírus, análises que compreendam a religiosidade popular em toda a sua complexidade.

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê temático: Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia

Novo Número da Revista Equatorial

12-05-2021

Olá, Pessoal. Como vocês estão? Nós esperamos que bem, naquela medida do possível, já que estamos no Brasil.
Estamos anunciando a finalização de mais um número da Revista Equatorial. Contamos com seis artigos, uma tradução e três ensaios visuais. 

Confere aqui a edição completa https://periodicos.ufrn.br/equatorial/issue/view/1074/619

Fique_em_Casa_reflexões_das_estratégias_construídas_por_devotos_e_brincantes_na_tentativa_de_ressignificar_a_religiosidade_popular_em_tempos_de_pandemia”_(1).jpg
Um cheiro virtual em todas/todos. Se cuidem ❤️

Saiba mais sobre Novo Número da Revista Equatorial

Publicação da edição nº 14 da Revista Equatorial - v. 8 n. 14 (jan/jun de 2021)

27-01-2021

Caros leitores,

Temos o prazer de informar que iniciamos a publicação da edição nº 14 da Revista Equatorial, referente ao semestre 2021.1. Esta edição contará com publicações em fluxo contínuo: artigos e ensaio visuais que serão publicados ao longo do semestre, sendo disponibilizados para os leitores tão logo o processo editorial se conclua.

Acesse através do link: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/issue/view/1074

Desejamos uma excelente leitura!

Equipe Equatorial

Capa_edição_de_fluxo_contínuo.jpg

Saiba mais sobre Publicação da edição nº 14 da Revista Equatorial - v. 8 n. 14 (jan/jun de 2021)

Chamada Prorrogada: Dossiê temático "Educar a quem, educar a quê?"

28-12-2020

IMG-20201229-WA0000.jpg

Informamos que foi prorrogada até dia 30 de janeiro de 2021 a chamada de artigos para o Dossiê Educar a quem, educar a quê?, da Revista Equatorial. Os artigos devem ser submetidos na sessão "dossiê", em português ou espanhol, conforme normas no site da revista em https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions. O dossiê tem como objetivo reunir contribuições teóricas e/ou etnográficas que abordem a temática da relação entre Estado e Escola, sob diversos pontos de vista, trazendo questões sobre formação de subjetividades, identidades, diferenças e conformação de sujeitos ao Estado-Nação, bem como práticas de resistência e educação popular, enfim, formas de “fazer Estado” em contextos escolares.

Saiba mais sobre Chamada Prorrogada: Dossiê temático "Educar a quem, educar a quê?"

Chamada para o dossiê temático: Educar a quem, educar a quê?

29-09-2020

Equatorial_Lançamento_Dossiê_-_Instagram.png

A Revista Equatorial tem a satisfação de comunicar que está aberta a chamada de artigos para composição do dossiê Educar a quem, educar a quê? Olhares antropológicos sobre a Escola, o Estado e a Nação, para publicação no semestre 2021.2. O dossiê tem como objetivo reunir contribuições teóricas e/ou etnográficas que abordem a temática da relação entre Estado e Escola, sob diversos pontos de vista, trazendo questões sobre formação de subjetividades, identidades, diferenças e conformação de sujeitos ao Estado-Nação, bem como práticas de resistência e educação popular, enfim, formas de “fazer Estado” em contextos escolares.

Saiba mais sobre Chamada para o dossiê temático: Educar a quem, educar a quê?

Lançamento do Dossiê "Antropologia e Imagem: produções visuais na cidade"

28-07-2020

Capa_reformulada.png

Caras(os) leitoras(es),

Temos o prazer de informar que já está disponível o dossiê intitulado "Antropologia e Imagem: produções visuais na cidade". As organizadoras, Deyse Brandão e Ana Carolina Paz, trazem importantes reflexões sobre o uso da imagem na pesquisa antropológica na apresentação “O fazer antropológico, a produção visual e as experiências da/na cidade”, onde também introduzem os artigos que compõem o dossiê. A belíssima e significativa capa que integra a edição foi produzida por Emanoel Áquila (PPGAS/UFRN) em harmonia com as discussões tecidas nos textos.

Saiba mais sobre Lançamento do Dossiê "Antropologia e Imagem: produções visuais na cidade"

Publicação da Edição nº 12 da Revista Equatorial - Dossiê Gênero, deslocamentos e fronteiras no/do mundo contemporâneo

19-05-2020

Está disponível a nova edição completa da Revista Equatorial. O número traz um dossiê organizado pelas antropólogas amazônidas Ester Corrêa (PPGAS/UFRN) e Telma Bemerguy (PPGAS/MN/UFRJ), além de artigos de temas livres, resenha e ensaio visual.
Cliquem no link para conferir e boa leitura!

https://periodicos.ufrn.br/equatorial/issue/view/973/450 

 

Saiba mais sobre Publicação da Edição nº 12 da Revista Equatorial - Dossiê Gênero, deslocamentos e fronteiras no/do mundo contemporâneo

Lançamento do Dossiê "Gênero, deslocamentos e fronteiras no/do mundo contemporâneo"

07-02-2020

Capa_61.jpg

Caras(s) leitoras(es),

Temos o prazer de informar que iniciamos a publicação da edição nº12 (janeiro/2020) em fluxo contínuo, trazendo o dossiê intitulado "Gênero, deslocamentos e fronteiras no/do mundo contemporâneo". A apresentação do dossiê, organizado pelas antropólogas amazônidas Ester Corrêa e Telma Bemerguy, tem como título "Fronteiras contemporâneas e diferenças em movimento" e traz algumas autoras e autores que são pertinentes para essa reflexão, além de apresentarem os artigos que irão compor o dossiê. 

Boas Leituras!

Saiba mais sobre Lançamento do Dossiê "Gênero, deslocamentos e fronteiras no/do mundo contemporâneo"

Lançamento Dossiê Saberes e sabores: abordagens antropológicas sobre alimentação

06-12-2019

Capa_Final_mesmomesmo.jpg

Caros(as) leitoras(as),

Temos o prazer de informar que já está disponível o Número 11 da Revista Equatorial, referente ao semestre 2019.2, com o maravilhoso dossiê "Saberes e Sabores: abordagens antropológicas sobre a alimentação", organizado por Thágila Maria dos Santos Oliveira (PPGAS/UFRN) e Guilherme Bemerguy Chêne Neto (FCLAr/UNESP).

Boa Leitura!

Equipe da Revista Equatorial

Saiba mais sobre Lançamento Dossiê Saberes e sabores: abordagens antropológicas sobre alimentação