Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

  • Para submeter originais, os(as) autores(as) deverão efetivar cadastro no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Poderão ser utilizados os tutoriais para cadastro e submissão no OJS, disponíveis nos links: Tutorial para cadastro no OJS e Tutorial para o(a) Autor(a).
  • Os(as) autores(as) devem inserir como documento suplementar o arquivo Nota de autoria, disponível no link: Modelo de Nota de AutoriaTodos(as) os(as) autores(as) deverão preencher as informações conforme os campos especificados. A nota tem o objetivo de auxiliar à Comissão Editorial na organização das informações sobre os trabalhos e seus(suas) autores(as).
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do texto e das propriedades do arquivo, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para a avaliação duplo-cega.
  • Não haverá mais de um trabalho, mesmo que de gênero diferente, de um(a) mesmo(a) autor(a) num mesmo número, exceto pela apresentação de dossiê. Os(as) autores(as) poderão publicar novamente na revista após 1 ano de sua última publicação no periódico.
  • A avaliação é realizada às cegas por dois(duas) avaliadores(as) anônimos(as) de experiência reconhecida na área e que indicarão aceitação, recusa ou aceitação mediante alteração superficial ou profunda do manuscrito. As alterações requeridas pelo(a) Editor(a) devem ser efetuadas pelos(as) autores(as) para que os seus trabalhos sejam publicados. Os(as) autores(as) que não cumprirem as Normas e Prazos de Publicação da revista não terão os seus trabalhos aceitos. 
  • Os(as) autores(as) devem observar as normas gramaticais vigentes da língua portuguesa ou espanhola (e inglesa quando do Abstract), conforme o caso, para que os seus trabalhos sejam aceitos.
  • No caso do reenvio do manuscrito revisado, quando de revisões requeridas, o(a) autor(a) principal deverá reenviar o trabalho revisado na aba “Avaliação”, no setor “Avaliações” (Enviar arquivo), no perfil original da submissão. Não se deve submeter o manuscrito revisado como se fosse um novo trabalho.
  • Todos os trabalhos enviados à Revista Equatorial serão avaliados pela Comissão Editorial que selecionará o material a ser avaliado pelos pareceristas ad hoc para, conforme o caso, posterior publicação.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS

A Revista Equatorial segue as Diretrizes básicas para a integridade da atividade cientifica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), as quais os autores deverão consultar antes de realizar a submissão do manuscrito.

Ressalte-se que, conforme as diretrizes éticas do CNPq, “Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais. Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho”.

1 – Serão aceitos artigos, relatos etnográficos, resenhas, traduções, entrevistas e ensaios visuais em Português e Espanhol. 

2 – Para todas as seções, o(a) autor(a) deverá registrar no momento da submissão títulos em português, inglês e espanhol, bem como um resumo nessas três línguas, seguidos de 3 a 5 palavras-chave, sendo que uma delas deve obrigatoriamente indicar a área específica da antropologia (ou de outra ciência social ou de humanidades) na qual se insere o trabalho: ex. antropologia urbana, etnologia indígena, teoria política, sociologia do desenvolvimento, etc. 

3 – Todos os trabalhos deverão ser enviados em formato de Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com subdivisões claras entre título principal e subtítulo, quando houver.

Os trabalhos deverão ter no mínimo um título e no máximo um título e um subtítulo, separados entre si por ponto, travessão ou dois pontos com a extensão máxima de 20 palavras (contando artigos e preposições).

4 – O(a) autor(a) de cada artigo será o responsável pelo seu conteúdo, não cabendo aos editores ou à Comissão Editorial qualquer censura ou responsabilidade.

 

Dossiês Temáticos

Estes deverão ser compostos por no mínimo 4 (quatro) artigos e no máximo 10 (dez) contribuições referentes ao tema da proposta. As propostas de dossiê devem ser submetidas à Comissão Editorial, via e-mail, por discente do PPGAS/UFRN, acompanhadas de resumo explicitando o objetivo, a pertinência e a adequação da temática apresentada à revista, bem como uma explicação de pelo menos um parágrafo sobre a viabilidade do dossiê, considerando a existência de uma rede ou grupos de pesquisadoras(es) na área que possam ser mobilizados para submeterem propostas que poderão compor o número. O dossiê deverá ser organizado por dois ou três estudantes de Pós-Graduação, sendo obrigatoriamente o(a) primeiro(a) organizador(a) um(a) discente do PPGAS/UFRN e outro(a) organizador(a) um(a) estudante de Mestrado ou Doutorado em Antropologia (ou Ciências Sociais) convidado de outras Instituições. Deve haver no mínimo um(a) doutorando(a) entre os organizadores (exceções podem ser avaliadas pela Comissão Editorial). Os(as) organizadores(as) devem estar, obrigatoriamente, vinculados a Grupos de Pesquisa e indicar o endereço do Currículo Lattes na proposta. Todas as propostas de dossiê passarão por avaliação da Comissão Editorial e seus artigos seguirão o procedimento normal de avaliação por pares. Haverá publicação de dossiê no segundo semestre de cada ano, podendo, conforme decisão editorial, haver dois dossiês por ano, um por número a cada semestre.

Os(as) organizadores(as) devem seguir as seguintes normas para organização do dossiê:

  1. Seguir o calendário acordado com a Comissão Editorial no que tange a recepção, organização, escrita da apresentação e finalização do dossiê;
  2. Verificar se cada submissão é original e inédita e se ela se adequa ao escopo da proposta do dossiê;
  3. Indicar para a Comissão Editorial avaliadoras e avaliadores especialistas nas temáticas propostas;
  4. Definir e informar a Comissão Editorial a ordem e os artigos escolhidos para composição do dossiê antes da finalização.
  5. Os(as) organizadores(as) escreverão um texto de apresentação do dossiê, no qual deverá ser contemplada uma revisão introdutória ao campo temático (nacional e internacionalmente), apontando ainda a relevância da área de estudos, suas principais questões metodológicas e éticas, bem como a particularidade da abordagem antropológica da temática;
  6. Manter contato frequente com a Comissão Editorial, se reportando com relatórios contínuos sobre o andamento do trabalho.

Para submeter trabalhos para compor o dossiê, os(as) autores(as) devem selecionar a seção “Dossiê” no processo de submissão, independente do gênero do trabalho, que pode ser indicado nos Comentários para o(a) editor(a). A submissão para cada dossiê deverá ser feita em período específico limitado, divulgado em chamadas pela revista no site e nas redes sociais.

 

Artigos inéditos

Os artigos com temática livre, dentro do escopo da revista, podem ser submetidos a qualquer momento na seção “Artigos”. Os artigos propostos para composição de dossiê devem ser submetidos na seção “Dossiê” durante o período delimitado divulgado pela revista.

Os artigos científicos devem apresentar um mínimo de 6.000 palavras e um máximo de 10.000 palavras, incluídas as notas e as referências bibliográficas e excluídos os elementos pré-textuais (títulos, resumos e palavras-chave). Não serão incluídos anexos ou apêndices nos artigos. Os trabalhos devem ser frutos de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico. O artigo não deve conter nenhuma informação sobre os autores do trabalho para resguardar o anonimato, inclusive nos dados de configuração dos arquivos. Os artigos devem conter um resumo na língua do texto (português ou espanhol) entre 100 e 150 palavras e 3 a 5 palavras-chave em espaçamento simples e separadas por ponto-e-vírgula, bem como um Abstract (em inglês) e um Resumen (em espanhol) nas mesmas proporções, acompanhados dos respectivos títulos. Quando o artigo publicado for em língua espanhola, além do Resumen e Abstract deve acompanhar Resumo em língua portuguesa. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo, seguido do resumo em língua inglesa e por fim o que faltar. Os títulos e subtítulos de seções no interior do artigo não deverão ser numerados.

 

Relatos etnográficos

O relato de pesquisa etnográfica consiste em uma descrição da experiência vivida pelo(a) pesquisador(a) no estudo de uma situação particular, a fim de divulgar reflexões metodológicas e especificidades de contextos etnográficos a partir de um caso específico. Apesar de não ser necessário a apresentação de uma tese e análises teóricas mais densas, o texto deve trazer os pressupostos teóricos e autores(as) que embasam a pesquisa, bem como as reflexões dela derivadas. Deve ficar evidente o estágio em que a pesquisa se encontra: se está ativa ou já se encerrou; se são dados provenientes de pesquisas diferentes, e o tempo de duração da(s) pesquisa(s). O relato deve ter entre 3.500 e 10.000 palavras, incluindo referências e notas.

 

Resenhas

As resenhas com temática livre, dentro do escopo da revista, podem ser submetidas a qualquer momento na seção “Resenhas”. As resenhas propostas para composição de dossiê devem ser submetidas na seção “Dossiê” durante o período delimitado divulgado pela revista.

Publicam-se resenhas de livros publicados, teses de doutorado defendidas e produções etnográficas audiovisuais produzidas nos últimos 2 (dois) anos no Brasil e nos últimos 5 (cinco) anos quando for publicação ou defesa noutro país em língua estrangeira. Exceções podem ser avaliadas pela comissão editorial. As resenhas devem apresentar um mínimo de 2.000 e um máximo de 3.500 palavras. A resenha será intitulada e abaixo do título seguirá a referência bibliográfica completa. O livro, tese ou produção audiovisual resenhada pode estar dentro das áreas temáticas abarcadas pelas Ciências Humanas, desde que haja alguma relação com a área das Ciências Sociais, principalmente antropologia. No caso de resenha de tese de doutorado, esta não pode ter sido publicada ainda no formato de livro. Todas as resenhas são avaliadas por pareceristas ad hoc.

Algumas sugestões de obras a serem resenhadas: l1nq.com/gypxQ 

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais com temática livre, dentro do escopo da revista, podem ser submetidos a qualquer momento na seção “Ensaios visuais”. Os ensaios propostos para composição de dossiê devem ser submetidos na seção “Dossiê” durante o período delimitado divulgado pela revista.

Os ensaios visuais (fotografias, desenhos, pintura, ilustrações, colagens, quadrinhos, etc.), com enfoque etnográfico, devem ser enviados com imagens dispostas no corpo do arquivo editável em formato .jpg, .gif ou .png. No campo suplementar, o(a) autor(a) deverá carregar todas as fotos compactadas no formato .rar, cada imagem deverá ter o tamanho de 300dpi. Quando não for possível carregá-las separadas, o(a) autor(a) deve enviá-las no tamanho original por e-mail. O Ensaio deverá ser resultado de processo de pesquisa empírica, atividade de extensão ou de ensino, e deve apresentar uma concepção etnográfica e não apenas uma disposição de imagens aleatórias, de modo que é necessário explicar as escolhas das imagens e de sua ordem. Os ensaios devem apresentar um mínimo de 08 e um máximo de 12 fotos. As fotos devem apresentar legenda com até 150 palavras e fonte, contendo a data de produção da imagem, podendo ou não possuir título. O ensaio deve conter títulos em português, inglês e espanhol e ser precedido de texto explanatório de até 1.500 palavras, no qual o(a) autor(a) apresente detalhadamente o seu objetivo etnográfico, seu processo teórico-metodológico para a produção do ensaio, especificando as técnicas utilizadas para as fotografias, tipo de câmera, programa de edição de imagens quando usado, bem como descreva o contexto da pesquisa/extensão/ensino do qual é resultado. O(a) autor(a) encaminhará, junto do Ensaio, um termo de direitos autorais e de imagem, autorizando o uso e divulgação delas. Quando as imagens envolverem terceiros na sua produção, o(a) autor(a) se responsabiliza pelo seu uso, estando ciente de que pode ser solicitado a apresentar o consentimento dos envolvidos a qualquer tempo. 

 

Entrevistas

As entrevistas devem ser desenvolvidas em forma de diálogo, com um mínimo de 2.500 palavras e um máximo de 7.500 palavras. Todas as obras citadas pelo entrevistado(a) ou entrevistador(a) deverão ser listadas ao final conforme regras da ABNT indicadas para artigos. A entrevista é aberta por um texto introdutório sobre a relevância da entrevista e do trabalho do(a) entrevistado(a) no campo das Ciências Sociais e Humanas, de no máximo 1.000 palavras. A introdução não deve ser apenas uma lista de publicações, mas um texto corrido e fluente. À entrevista, segue um resumo em língua portuguesa no qual se apresenta de modo sucinto a biografia do entrevistado e as temáticas gerais discutidas. Podem ser apresentadas entrevistas em língua portuguesa ou língua espanhola. Todas as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial.

 

Traduções

Deverão ser acompanhadas de autorização dos detentores dos direitos autorais ou copyright e dos autores originais. O(a) tradutor(a) tem que garantir uma revisão do texto final e fornecer as informações relativas a(o) revisor(a). O(a) revisor(a) poderá ser um(a) revisor(a) qualificado(a) da língua estrangeira ou um professor com experiência na área temática. Serão publicadas traduções de textos ainda não publicados em língua portuguesa. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial.

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Todos os trabalhos devem ser formatados conforme orientação da ABNT.
  • Os(as) autores(as) se responsabilizam e se comprometem por providenciar revisão técnica nas línguas do texto por meio de profissional qualificado antes do aceite final, sob condição de não ser publicado.
  • Os títulos e subtítulos devem estar em negrito. Apenas a primeira letra deve ser maiúscula.
  • Figuras e Tabelas devem ser inseridas no corpo do texto e não em anexos ou apêndices, ser numeradas e conter legenda explicativa com menção da fonte original. 
  • As notas explicativas devem ser dispostas no rodapé da página, numeradas em ordem crescente em algarismos indo-arábicos, incluídas de forma automática. As notas devem ser usadas com rígida parcimônia. Não se usarão as notas para Referências bibliográficas que terão seu espaço próprio no final do texto.
  • Citações e referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT.
  • Caso sejam feitas marcações/grifos em citações diretas, essas devem ser destacadas com sublinhado, para diferenciar de possíveis marcações no original em itálico. Se, na citação, houver marcações tanto do(a) autor(a) como do original, além da formatação diferenciada, o(a) autor(a) deve inserir uma nota distinguindo-as.

A menção a autores(as) no corpo do texto deve seguir o sistema Autor, data: Sobrenome do autor (ano), (Sobrenome do autor, ano) ou (Sobrenome do autor, ano, p. número da página). Diferentes títulos de um mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Becker, 2014a), (Becker, 2014b).

  • Ao citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar as iniciais do entrevistado ou nome (fictício ou não) e, se relevante, outras informações do(a) entrevistado(a), como o tipo de coleta, a data e o local. Ex.: (Marcela, entrevista, 01/05/2009, Natal).
  • As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, contendo apenas as obras citadas e referidas no trabalho em ordem alfabética. O prenome do autor ou da autora deverá ser indicado na lista das referências e no corpo do texto quando da primeira vez da citação, não devendo ser feita a citação apenas do sobrenome do autor ou autora. No caso de o trabalho deter mais de 03 autores, separar os nomes por ponto e vírgula indicando o primeiro prenome de cada um. Não utilizar a expressão et al. em itálico, isto é, não suprimir nenhuma autoria.

A lista de Referências obedecerá ao seguinte padrão ABNT:

Livros:

SOBRENOME, Prenome. Título do livro em itálico. 2 ed. (Edição indicada apenas a partir da 2ª). Local de publicação: Editora, ano.

Ex.: BECKER, Howard. Truques de escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2014.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. In: SOBRENOME, Prenome. (Org.). Título do livro em itálico. Edição (a partir da 2ª.) Local de publicação: Editora, ano, páginas do capítulo.

Ex.: SOUZA, Jessé. Introdução: Uma nova classe trabalhadora brasileira? In: SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, pp. 19-55.

 

No caso de o trabalho deter mais de 03 autores(as), separar os nomes por ponto e vírgula indicando o primeiro prenome de cada um(a). Não utilizar a expressão et al. em itálico, isto é, não suprimir nenhuma autoria.

 

 

Artigo em periódico:

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. Título da revista em itálico, local de publicação, volume, número do periódico, páginas, mês e ano.

Caso o periódico seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo abaixo.

Ex.: BERNARDES, Marcelo E. Contos de assombração e catolicismo popular: aspectos da vivência religiosa em uma comunidade mineira. Revista Equatorial, Natal, v. 4, n. 6, pp. 53-82, jan./jun., 2017. Disponível em: (endereço eletrônico do trabalho na revista). Acesso em: 30 out 2017.

Quando referenciar Ensaio Visual, repetir as normas acima e acrescer antes do título "Ensaio Visual:".

Artigo em jornal:

SOBRENOME, Prenome. Título do texto. Título do jornal em itálico, local de publicação, dia, mês e ano. Caderno, página inicial e final.

Caso o jornal seja eletrônico, indicar ao final o endereço de acesso e a data conforme o exemplo anterior acrescido de "online", em itálico, no lugar das páginas.

Ex.: MARTINS, Rafael M. Capital da "Reaçolândia". Revista Piauí, São Paulo, 27 out 2017. Questões de política, online. Disponível em: <http://piaui.folha.uol.com.br/capital-da-reacolandia/>. Acesso em 30 out 2017.

Tese ou dissertação acadêmica:

SOBRENOME, Prenome. Título em itálico: subtítulo em fonte regular (quando houver). Ano de defesa. Número de folhas. Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...) – Programa de Pós-Graduação, Universidade, cidade, ano de publicação.

CARVALHO, Andresa K. S. O trabalho dos carroceiros na cidade de Natal: cotidiano, política e emoções em torno de uma atividade ameaçada. 2016. 250f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

Filmografia (deve ser indicada após as referências bibliográficas)

Título. Direção. Local da publicação, Produtora, Distribuidora, Data. Tempo de projeção: características de cor, som e dimensões. Indicar se é gravação de vídeo ou filme regular ou filme etnográfico.

Ex.: As mulheres das Rocas são as vozes do Samba. Direção de Lisabete Coradini e Maria Angela Pavan. Natal, NAVIS/PRAGMA/UFRN, Proext, 2015. 25 min.: son., color, DVD.  Filme etnográfico.

Caso a fonte se encontre em CD-ROM, informar no final da respectiva referência. Todas as publicações disponíveis online deverão acompanhar link, caso disponível, e data de acesso.

Artigos

Os artigos científicos devem apresentar um mínimo de 6.000 palavras e um máximo de 10.000 palavras, incluídas as notas e as referências bibliográficas. Não serão incluídos anexos ou apêndices nos artigos. Os trabalhos devem ser fruto de pesquisa científica de caráter empírico ou teórico. O artigo não deve conter nenhuma informação sobre os autores do trabalho para resguardar o anonimato, inclusive nos dados de configuração dos arquivos. Os artigos devem conter um resumo na língua do texto (português ou espanhol) entre 100 e 150 palavras e 3 a 5 palavras-chave em espaçamento simples e separadas por ponto-e-vírgula, bem como título e abstract (em inglês) e título e resumen (em espanhol) nas mesmas proporções. Quando o artigo publicado for em língua espanhola, além do Resumen e Abstract deve acompanhar Resumo em língua portuguesa. A ordem dos resumos deve ser primeiro o resumo na mesma língua do artigo, seguido do resumo em língua inglesa e por fim o que faltar.

Relatos Etnográficos

O relato de pesquisa etnográfica consiste em uma descrição da experiência vivida pelo(a) pesquisador(a) no estudo de uma situação particular, a fim de divulgar reflexões metodológicas e especificidades de contextos etnográficos a partir de um caso específico. Apesar de não ser necessário a apresentação de uma tese e análises teóricas mais densas, o texto deve trazer os pressupostos teóricos e autores(as) que embasam a pesquisa, bem como as reflexões dela derivadas. Deve ficar evidente o estágio em que a pesquisa se encontra: se está ativa ou já se encerrou; se são dados provenientes de pesquisas diferentes, e o tempo de duração da(s) pesquisa(s). O relato deve ter entre 3.500 e 10.000 palavras, incluindo referências e notas.

Traduções

Deverão ser acompanhadas de autorização dos detentores dos direitos autorais ou copyright e dos autores originais. O tradutor tem que garantir uma revisão do texto final e fornecer as informações relativas ao revisor. O revisor poderá ser um revisor qualificado da língua estrangeira ou um professor com experiência na área temática. Serão publicadas traduções de textos ainda não publicados em língua portuguesa. Todas as traduções passarão por uma avaliação junto à Comissão Editorial.

Entrevistas

As entrevistas devem ser desenvolvidas em forma de diálogo, com um mínimo de 2.500 palavras e um máximo de 7.500 palavras. Todas as obras citadas pelo entrevistado ou entrevistador deverão ser listadas ao final conforme regras da ABNT indicadas para artigos. A entrevista é aberta por um texto introdutório sobre a relevância da entrevista e do trabalho do entrevistado no campo das Ciências Sociais e Humanas, de no máximo 1.000 palavras. À entrevista segue um resumo em língua portuguesa no qual se apresenta de modo sucinto a biografia do entrevistado e as temáticas gerais discutidas. Podem ser apresentadas entrevistas em língua portuguesa ou língua espanhola; quando em língua inglesa o entrevistador se responsabiliza pela sua tradução após o aceite inicial. Todas as entrevistas são avaliadas pela Comissão Editorial.

Resenhas

Publicam-se resenhas de livros publicados, teses de doutorado defendidas e produções etnográficas audiovisuais produzidas nos últimos 2 (dois) anos no Brasil e nos últimos 5 (cinco) anos quando for publicação ou defesa noutro país em língua estrangeira. Exceções podem ser avaliadas pela comissão editorial. As resenhas devem apresentar um mínimo de 2.000 e um máximo de 3.500 palavras. A resenha será intitulada e abaixo do título seguirá a referência bibliográfica completa. O livro, tese ou produção audiovisual resenhada pode estar dentro das áreas temáticas abarcadas pelas Ciências Humanas, desde que haja alguma relação com a área das Ciências Sociais, principalmente antropologia. No caso de resenha de tese de doutorado, esta não pode ter sido publicada ainda no formato de livro. Todas as resenhas são avaliadas por pareceristas ad hoc.

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais (fotografias, desenhos, pintura, ilustrações, colagens, quadrinhos, etc.) com enfoque etnográfico, devem ser enviados com imagens dispostas no corpo do arquivo editável em formato .jpg, .gif ou .png. No campo suplementar, o(a) autor(a) deverá carregar todas as fotos compactadas no formato .rar, cada imagem deverá ter o tamanho de 300dpi. Quando não for possível carregá-las separadas, o(a) autor(a) deve enviá-las no tamanho original por e-mail. Os ensaios devem apresentar um mínimo de 08 e um máximo de 12 fotos. As fotos devem apresentar legenda com até 150 palavras e fonte, contendo a data de produção da imagem, podendo ou não possuir título. O(a) autor(a) encaminhará, junto do Ensaio, um termo de direitos autorais e de imagem, autorizando o uso e divulgação delas. Quando as imagens envolverem terceiros na sua produção, o(a) autor(a) se responsabiliza pelo seu uso, estando ciente de que pode ser solicitado a apresentar o consentimento dos envolvidos a qualquer tempo. O ensaio deve ser precedido de texto explanatório de até 1.000 palavras, no qual o(a) autor(a) apresente detalhadamente o seu objetivo etnográfico, seu processo teórico-metodológico para a produção do ensaio, especificando as técnicas utilizadas para as fotografias, tipo de câmera, programa de edição de imagens quando usado, bem como descrição do contexto do qual é resultado. O Ensaio deverá ser resultado de processo de pesquisa empírica, atividade de extensão ou de ensino, e deve apresentar uma concepção etnográfica e não apenas uma disposição de imagens aleatórias.

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