Chamada para submissão Dossiê: “A antropologia da saúde na pandemia de Covid-19: reflexões teóricas, metodológicas e éticas”

10-04-2023

Submissões de 01/04/2023 ao dia 30/06/2023

Dossiê: “A antropologia da saúde na pandemia de Covid-19: reflexões teóricas, metodológicas e éticas”.

O surgimento da IV Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPIN), declarada pela Organização Mundial de Saúde em 2020, diante do primeiro surto global de coronavírus, afetou profundamente os métodos e reflexões da antropologia diante do campo de pesquisa. Antropólogos/as/es de diversas áreas foram desafiados a pensar como seria possível fazer trabalho de campo em tempos em que manter a distância seria a melhor forma de cuidar de si e das outras pessoas. Ao longo desses pouco mais de três anos de pandemia de Covid-19 as formas de se adaptar e refletir sobre essa nova realidade se tornaram cada vez mais diversas, engendrando estratégias e desenhos metodológicos que fomentaram alguns questionamentos a respeito do fazer antropológico de moldes mais clássicos.
Especificamente no caso da antropologia da saúde, campo de estudo que, devido à sua abordagem temática, constantemente demanda acesso físico aos serviços de saúde (hospitais, unidades básicas de saúde, hemocentros, clínicas etc), mesmo depois do aumento da cobertura vacinal e da redução no número de infecções e óbitos pela doença, muitas pesquisas continuam repensando estratégias de biossegurança e de cuidado para o trabalho de campo.
Diante desse cenário, o presente dossiê busca apresentar trabalhos produzidos no período da pandemia de Covid-19 de pesquisas na área e em diálogo com a antropologia da saúde. O espaço está aberto à recepção de produções etnográficas atravessadas pela experiência imposta pelo momento, especificamente pelo impacto da pandemia nas questões metodológicas e éticas de pesquisa.