Alargando o território: sociabilidade, visibilidade e homossexualidade em perspectivas espaço-temporais na cidade de São Paulo

Autores

  • Gustavo Santa Roza Saggese

Resumo

Baseado em uma série de entrevistas conduzidas entre 2011 e 2013 com homens homossexuais de meia-idade residentes na cidade de São Paulo, este artigo busca entender a maneira como percebem determinadas transformações sociais ao longo das últimas décadas, especialmente no que diz respeito ao espaço público e aos locais de sociabilidade por eles frequentados. Para isso, faço uso tanto do material etnográfico coletado durante o trabalho de campo quanto de referenciais teóricos que localizam espacial e temporalmente essas transformações, além de captar determinadas tendências em relação à percepção subjetiva daqueles que viveram um período em que a visibilidade da questão LGBT era muito mais tímida do que nos dos tempos atuais. Nos discursos aqui analisados, que acompanham a trajetória de mudanças ocorridas na capital paulista desde a década de 1970, é possível perceber duas inclinações predominantes: enquanto alguns interlocutores se mostram satisfeitos com o presente e encaram positivamente o cenário de visibilidade que veem hoje na cidade, outros parecem deslocados, direcionado suas críticas a eventos de grande porte como a Parada do Orgulho LGBT e ao comportamento dos jovens gays, que fariam mau uso das liberdades conquistadas pelas gerações que os antecederam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-02-2017

Como Citar

SAGGESE, G. S. R. Alargando o território: sociabilidade, visibilidade e homossexualidade em perspectivas espaço-temporais na cidade de São Paulo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 55–82, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14902. Acesso em: 28 mar. 2024.