Etnografitti: arte e ayahuasca na zona norte do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2017v4n6ID14931Palavras-chave:
Ayahuasca, Santo Daime, Arte Urbana, GrafittiResumo
Este ensaio apresenta imagens feitas durante a pesquisa de mestrado sobre a produção artística visual influenciada pelo consumo de ayahuasca em contextos urbanos brasileiros. As fotografias foram tiradas num bairro da zona norte do Rio de Janeiro durante uma entrevista com um artista adepto da religião do Santo Daime e nelas podemos ver tanto sua inspiração relacionada aos temas da floresta, origem do chá psicoativo, quanto um pouco da história da religião, sua cosmologia e doutrina marcada pelo ecletismo.Downloads
Referências
MONTEIRO DA SILVA, Clodomir. O Palácio de Juramidam. Santo Daime: um ritual de transcendência e despoluição. Dissertação de Mestrado pela UFPB, 1983.
SILVA, Wagner Gonçalves da. “As esquinas sagradas. O candomblé e o uso religioso da cidade”. In: MAGNANI, José Guilherme C. & TORRES, Lilian de Lucca (Orgs.). Na Metrópole. Textos de antropologia urbana. São Paulo, EDUSP, pp.88-123, 1996.
BERCÊ, Jair. O canto e o bailado para a lua cheia: o Santo Daime incorporado à vida urbana de são paulo. Dissertação apresentada na PUC/SP, 2007.
INGOLD, Tim. “Pare, olhe, escute! Visão, audição e movimento humano”. In: Ponto Urbe, Ano 2, versão 3.0, julho de 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.