Um para vocês, muitos para gente: breve ensaio sobre inter e intra-etnicidade entre o povo Kiriri.
Palavras-chave:
Etnicidade, Antropologia Política, Índios do Nordeste, Educação Indígena.Resumo
Resumo
O presente trabalho busca analisar, dentro de um contexto mais amplo de retomada étnica - por parte dos índios do Nordeste - a situação política Kiriri, sob a ótica dos seus atuais processos de distintividade intra-étnica e suas tendências seccionalistas. Para tal, é apresentada a configuração das escolas indígenas entre o povo em questão, além de se descrever, brevemente, os processos de cisão intra-étnica, à luz das articulações entre território, educação escolar e suas representações sobre a língua indígena. Conclui-se que, os mesmos diacríticos utilizados na afirmação de uma unidade étnica, frente aos não-índios, são também instrumentalizados na definição e defesa das distinções internas, o que ilustraria o caráter multidimensional da etnicidade.
Palavras-chave: Etnologia Indígena; Etnicidade; Antropologia Política; Índios do Nordeste; Educação Indígena.
Abstract
The present work aims to analyze, in a ethnic reconstruction context – by Brazilian northeast indians – the Kiriri’s political situation, under the perspective of theirs current processes of internal division, or sectionalists trends. For such, the indian’s schools configuration among the group in question are described; in addition, is analized, briefly, the processes of intra-ethnic scission, focusing the articulations between territory, school education and their “native language” represantations. Therefore, it was concluded that the same diacritics used on the affirmation of an ethnic unit, toward non-indians, are also instrumentalized in the internal definition and on defense of local distinctions, which would illustrate the multidimensional characters of the ethnicity.
Keywords: Indians Ethnology; Ethnicity; Political Anthropology; Indians of the Northeast; Indians Education.
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo principal analizar, en un contexto más amplio cerca la reconstrucción étnica por los índios del noreste de Brasil, la situación política de los Kiriri, bajo la perspectiva de sus actuales processos de división interna, o sus tendencias seccionales. Para esto, se describe la configuración de las escuelas indígenas dentro del grupo en cuestión; además de describir los procesos de división intraétnica, centrando las articulaciones entre territorio, educación escolar y sus representaciones de la “lengua indígena". Por lo tanto, se concluyó que los mismos signos diacríticos utilizados en la afirmación de una unidad étnica, frente los no-indígenas, también se instrumentalizan en la definición interna y en la defensa de las distinciones locales deste pueblo: lo que ilustraría el carácter multidimensionales de la etnicidad.
Palabras clave: Etnología Indígena; Etnicidad; Antropología Política; Indios del Nordeste; Educación Indígena.
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