Um para vocês, muitos para gente: breve ensaio sobre inter e intra-etnicidade entre o povo Kiriri.

Autores

  • Gabriel Novais Cardoso Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Etnicidade, Antropologia Política, Índios do Nordeste, Educação Indígena.

Resumo

Resumo

O presente trabalho busca analisar, dentro de um contexto mais amplo de retomada étnica - por parte dos índios do Nordeste - a situação política Kiriri, sob a ótica dos seus atuais processos de distintividade intra-étnica e suas tendências seccionalistas. Para tal, é apresentada a configuração das escolas indígenas entre o povo em questão, além de se descrever, brevemente, os processos de cisão intra-étnica, à luz das articulações entre território, educação escolar e suas representações sobre a língua indígena. Conclui-se que, os mesmos diacríticos utilizados na afirmação de uma unidade étnica, frente aos não-índios, são também instrumentalizados na definição e defesa das distinções internas, o que ilustraria o caráter multidimensional da etnicidade.

Palavras-chave: Etnologia Indígena; Etnicidade; Antropologia Política; Índios do Nordeste; Educação Indígena.

 

Abstract

The present work aims to analyze, in a ethnic reconstruction context – by Brazilian northeast indians – the Kiriri’s political situation, under the perspective of theirs current processes of internal division, or sectionalists trends. For such, the indian’s schools configuration among the group in question are described; in addition, is analized, briefly, the processes of intra-ethnic scission, focusing the articulations between territory, school education and their “native language” represantations. Therefore, it was concluded that the same diacritics used on the affirmation of an ethnic unit, toward non-indians, are also instrumentalized in the internal definition and on defense of local distinctions, which would illustrate the multidimensional characters of the ethnicity.
Keywords: Indians Ethnology; Ethnicity; Political Anthropology; Indians of the Northeast; Indians Education.

 

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo principal analizar, en un contexto más amplio cerca la reconstrucción étnica por los índios del noreste de Brasil, la situación política de los Kiriri, bajo la perspectiva de sus actuales processos de división interna, o sus tendencias seccionales. Para esto, se describe la configuración de las escuelas indígenas dentro del grupo en cuestión; además de describir los procesos de división intraétnica, centrando las articulaciones entre territorio, educación escolar y sus representaciones de la “lengua indígena". Por lo tanto, se concluyó que los mismos signos diacríticos utilizados en la afirmación de una unidad étnica, frente los no-indígenas, también se instrumentalizan en la definición interna y en la defensa de las distinciones locales deste pueblo: lo que ilustraría el carácter multidimensionales de la etnicidad.
Palabras clave: Etnología Indígena; Etnicidad; Antropología Política; Indios del Nordeste; Educación Indígena.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Novais Cardoso, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando em Antropologia pelo PPGA-UFBA. Foi bolsista-pesquisador no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA (MAE-UFBA) desenvolvendo atividades relacionadas ao levantamento, recondicionamento, análise e revitalização da Reserva Técnica do MAE. Também atuou como monitor da disciplina Antropologia I para alunos do primeiro semestre de Ciências Sociais da UFBA, sobre orientação do prof° Dr° Marco Tromboni de Souza Nascimento. Com o mesmo, desenvolveu atividades de monitoria também no curso de extensão ACCS: Educação Diferenciada e Revitalização de Línguas Indígenas. Realizou pesquisas enquanto bolsista de iniciação científica a partir das seguintes temáticas: "Galegos e 'galegos': um estudo antropológico sobre imigração, classe e 'branquitudes' na Bahia" ; "Riqueza, pobreza, 'branquitudes' e sociabilidade: um estudo antropológico sobre a vida de descendentes de galegos na Bahia' ; "Arquivando o corpo: documentos pessoais de saúde e seu lugar no espaço doméstico". Todos esses sobre a orientação da prof° Dra. Elena Calvo González. Integrou, também enquanto bolsista-estagiário, o "Projeto Circuitos Arqueológicos de visitação de sítios de Arte Rupestre da Chapada Diamantina" sob orientação do prof° Dr° Carlos Etchevarne. Desenvolve, também, junto ao prof° Dr° Marco Tromboni de Souza Nascimento, um projeto de revitalização de língua indígena, junto ao povo Kiriri, no município de Banzaê - BA.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

CARDOSO, G. N. Um para vocês, muitos para gente: breve ensaio sobre inter e intra-etnicidade entre o povo Kiriri. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 36–70, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14993. Acesso em: 23 nov. 2024.