Escola indígena Kiriri: projeto padronizado do MEC e a identidade do povo

Autores

  • Volha Yermalayeva Franco Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Kiriri, Arquitetura, Etnicidade, Escola indígena, Etnologia indígena.

Resumo

O presente artigo procura analisar a apropriação do espaço escolar construído a partir do projeto padronizado do Ministério da Educação, pelo povo Kiriri, focando em duas escolas de ensino médio: a Escola José Zacarias, no povoado de Mirandela, e Escola Florentino Domingos de Andrade, no povoado de Araçás, com abordagem metodológica a partir dos conceitos de território, cultura e etnicidade relacional.

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Biografia do Autor

Volha Yermalayeva Franco, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

YERMALAYEVA FRANCO, V. Escola indígena Kiriri: projeto padronizado do MEC e a identidade do povo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 98–117, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/14997. Acesso em: 23 nov. 2024.