Endereçados, com fogo, do fim do mundo

manancial de memória e tinta nos muros de Ushuaia e Río Grande, Argentina

  • Natalia Negretti Unicamp
Palavras-chave: memória; arte; turismo

Resumo


Este ensaio visual, ao tomar certos muros como anúncios de evocações, se propõe como diálogo entre índices de memória argentina. Atenta-se a um conjunto de manifestações artísticas e culturais (DIOGENES, 2020) como parte de um campo de linguagem e visibilidade relacionados a apropriação de espaço público (CAMPOS, 2012). Transcorreu de um processo de pesquisa que se emaranhou a um índice de significação comum (BOSI, 2012) com o próprio percurso deste ensaio:  aproximar-se de lugares e de uma discussão sobre memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Negretti, Unicamp

Doutoranda em ciências sociais, na área de Estudos de Gênero, pela Unicamp. Fez estágio doutoral na Universidade de Buenos Aires (UBA), sob tutoria de Cora Gamarnik, com bolsa da Red de Macro Universidades de América Latina y el Caribe (Redmacro). A dissertação de mestrado Madá e Lena entrecruzadas, dois dramas em trama: entre percursos numa  tragédia  social  e  uma  constituição  possível (Pontifícia  Universidade  Católica de São Paulo), orientada por Rosemary Segurado, analisou a gestão dos vínculos entre mulheres agentes do sistema prisional e mulheres em privação de liberdade a partir de duas histórias de vida. O doutorado, sob orientação de Isadora Lins França, com foco na  emergência  da  pessoa  idosa  em  situação  de  rua  como  sujeito  político  em  São  Paulo,  analisa trajetórias, trânsitos e instituições. Pós-graduada em gerontologia pela FECS/HAOC. E-mail: natalia_negretti@yahoo.com.br

Referências

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo, Ática, 1989.
NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA: A PROBLEMÁTICA DOS LUGARES. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S.l.], v. 10, out. 2012. ISSN 2176-2767. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2020.
Publicado
27-01-2021
Como Citar
NEGRETTI, N. Endereçados, com fogo, do fim do mundo. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 14, p. 16, 27 jan. 2021.
Seção
Ensaios Visuais