Pau-de-arara digital

estéticas da devoção entre romarias e reisados online na pandemia da Covid-19 em Juazeiro do Norte

Autores

  • Ribamar José de Oliveira Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Itamara Freires de Meneses Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2022v9n16ID25549

Palavras-chave:

Romaria, Reisado, Juazeiro do Norte, Pandemia, Covid-19

Resumo

De cima de um pau-de-arara digital, analisamos como as manifestações religiosas e culturais da cidade de Juazeiro do Norte, região do Cariri, no interior do Ceará, enfrentaram os efeitos da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos. Ao lado das preces das romarias e das brincadeiras dos reisados, analisamos através da etnografia de tela duas lives realizadas em torno da materialidade de práticas devotas. No caso, consideramos os eventos virtuais “Encontro com os Romeiros”, da Romaria de Finados em 2020, e o “Dia de Reis”, do Reisado dos Irmãos em 2021, diante dos seus processos rituais. Por meio das estéticas do ritual na transmissão ao vivo do streaming, observamos como, das ruas para as telas, os fiéis e brincantes se transformam em um corpo coletivo engajado que devota nas redes sociais como uma das estratégias populares de pertencer à promessa do amanhã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ribamar José de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando da linha de Tecnologias da Comunicação e Estéticas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Aperfeiçoado em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi Docente Orientado na disciplina de Comunicação e Artes sob supervisão do professor Denilson Lopes no curso de Jornalismo da ECO-UFRJ. Atua como pesquisador do projeto de pesquisa Epistemologias Subalternas e Comunicação (DESCOM) e participante dos projetos de extensão Poticuir: jornalismo performativo nas paisagens transviadas do Rio Grande do Norte e Lide Jornal - Jornalismo de Profundidade Multimídia e Transmídia na UFRN. É revisor do periódico Revista Eco-Pós da UFRJ e membro do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas da Revista Teórico-Prático. Foi proponente do projeto Sertão Transviado: Outros Cariris apoiado pelas Pró-Reitoras de Cultura (PROCULT) e de Extensão (PROEX) da UFCA. Tem experiência como documentarista da Rede Globo e do Canal Futura, assessor de comunicação no Sesc/CE, editor-adjunto da Revista Charm, jornalista do Jornal Classificados da Hora, redator da MaxMeio Tecnologia Digital e repórter na Cariri Revista. Vencedor do 5º Prêmio Mário Chaves (2020) da Rede Unida e do Prêmio Roberto Benjamin (2017) da Rede Brasileira de Folkcomunicação. Autor do livro O Amor é uma Cãibra (Editora Multifoco, 2016)

Itamara Freires de Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduação na Universidade Regional do Cariri - URCA. Na sua trajetória acadêmica, foi bolsista de iniciação científica por três anos, desenvolvendo pesquisas na linha de religião, com foco, no neopentecostalismo. Por dois anos, integrou uma pesquisa, financiada pelo PIBIC/FUNCAP/URCA, orientada pela professora, doutora Renata Marinho Paz, denominada, "Neopentecostais: uma análise preliminar sobre o trânsito religioso em Juazeiro do Norte - CE". O projeto de pesquisa constituiu um esforço para a compreensão da dinâmica e das relações de força e os fluxos que engendram o quadro religioso no Juazeiro do Norte, com ênfase no crescimento pentecostal, fenômeno que vem assumindo um papel preponderante do cenário religioso da localidade. Além disso, desenvolveu por um ano mais uma pesquisa de iniciação científica, analisando a inserção e atuação feminina nas igrejas neopentecostais em Juazeiro do Norte considerando, sobretudo, o papel desempenhado pelas obreiras, a partir das suas formas de inserção e manejo nas atividades desenvolvidas pelas diferentes denominações presentes naquele município. Integrou por um período de um ano o Centro Acadêmico Florestan Fernandes, do curso de Ciências Sociais da URCA, exercendo o cargo de secretária de controle interno.

Referências

BALESTRIN, Patrícia Abel; SOARES, Rosângela. Etnografia de tela: uma aposta metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 89-111.

BARROSO, Oswald. Teatro como encantamento: bois e caretas do Ceará. Fortaleza: Armazém Cultural, 2013.

BÁRTOLO, Lucas; SOUZA, João Gustavo Martins Melo de. Notas sobre as escolas de samba e a pandemia do novo coronavírus. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 29, n. supl, p. 194-203, agosto, 2020.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BRAGA, Antonio Mendes da Costa; SILVA, Amanda Priscila Souza; MENESES, Itamara Freire de. Romeiros, turismo e devoção nas romarias de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Estudos de Religião, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 271-290, maio/agosto, 2019.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Drama, ritual e performance em Victor Turner. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 3, p. 411-440, julho-dezembro, 2013.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Os sentidos no espetáculo. Revista de antropologia, v. 45, p. 37-78, 2002.

DAWSEY, John C. Victor Turner e antropologia da experiência. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 13, n. 13, p. 163-176, 2005.

DAWSEY, John C. Sismologia da performance: ritual, drama e play na teoria antropológica. Revista de antropologia, São Paulo, n. 50, p. 527-570, 2007.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 13, n. 13, p. 155-161, 2005.

GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2001.

KAPFERER, Bruce. Introduction: in the event—toward an anthropology of generic moments. Social Analysis , v. 54, n. 3, p. 1-27, 2010.

LEITÃO, Débora K.; GOMES, Laura Graziela. Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões. Antropolítica -Revista Contemporânea de Antropologia, Niterói, n. 42, p. 41-65, 2017.

MAUSS, Marcel. Marcel Mauss, Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

MENEZES, Renata de Castro. A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 36, v. 17, p. 43-65, julho/dezembro, 2011.

OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de; FORTES, Lore. O simulacro da Rainha: performance, ritual e corpo no Reisado Santa Helena. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 26, n. 56, p. 87-115, janeiro/abril, 2020.

RIAL, Carmem Silvia. Mídia e sexualidades: breve panorama dos estudos de mídia. In: GROSSI, Miriam Pillar et al. (Org.). Movimentos sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. p.107-136.

SILVA, Adriana Maria Simião; OLINDA, Ercília Maria Braga. Entre benditos e testemunhos: Exercitando o direito à liberdade religiosa e às manifestações de crenças. In: OLINDA, Ercília; PAZ, Renata (Org). Narrativas autobiográficas e religiosidade. Fortaleza: UECE, 2020. p. 222-246.

STEIL, Carlos Alberto. Romeiros e turistas no Santuário de Bom Jesus da Lapa. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 9, n. 20, p. 259-261, 2003.

TURNER, Victor. Dramas, campos e metáforas. Niterói: Editora da UFF, 2008.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Downloads

Publicado

19-03-2022

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, R. J. de; DE MENESES, I. F. . Pau-de-arara digital: estéticas da devoção entre romarias e reisados online na pandemia da Covid-19 em Juazeiro do Norte. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 1–26, 2022. DOI: 10.21680/2446-5674.2022v9n16ID25549. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/25549. Acesso em: 24 abr. 2024.