Romarias e práticas devocionais ao Padre Cícero e à Mãe das Dores em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2022v9n16ID26138Palavras-chave:
Antropologia da Religião; Romarias; Práticas Devocionais; PandemiaResumo
Neste artigo, analisamos os impactos da pandemia da Covid-19 sobre as crenças e práticas religiosas dos devotos do Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, bem como percepções dos romeiros sobre a pandemia. A pesquisa, desenvolvida entre setembro de 2020 e março de 2021, baseou-se na interação junto a grupos de romeiros em redes sociais na internet. Apresentamos uma reflexão sobre o processo de realização de pesquisa, com seus limites e possibilidades, bem como sobre as visões dos nossos interlocutores sobre a pandemia, e como vêm sendo desenvolvidas suas práticas religiosas, especialmente aquelas relacionadas à devoção ao Padre Cícero. Trazemos também uma análise acerca das impressões dos romeiros sobre a pandemia e suas associações às prédicas escatológicas do Padre Cícero. Por fim, apresentamos percepções sobre o processo constante de recriação das romarias, agudizado neste cenário pandêmico.
Downloads
Referências
ALENCAR, Salatiel. Joaseiro Celeste: tempo e paisagem na devoção ao Padre Cícero. São Paulo: Attar, 2007.
BRAGA, Antônio Mendes da Costa. Padre Cícero: sociologia de um padre, antropologia de um santo. Bauru: Edusc, 2007.
BRAGA, Antônio Mendes da Costa; SILVA, Amanda Priscila Souza; MENESES, Itamara Freires. “Romeiros, turismo e devoção em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil”. In Estudos de Religião (IMS), vol. 33, p. 271 – 291. 2019. Esse parêntesis não tem. Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/view/9528 (Acesso em 23 de junho de 2020).
CARVALHO, Gilmar de. Madeira matriz. Cultura e memória. São Paulo: Annablume, 1998.
CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. Entre chegadas e partidas. Dinâmicas das romarias em Juazeiro do Norte. Fortaleza: IMEPH, 2011.
ELIADE, Mircea. The enciclopédia of religion. New York: MacMillian Publishing Company, 1987.
LERNER, Kátia; GRADELLA, Pedro de Andréa. Mídia e pandemia: os sentidos do medo na cobertura de influenza H1N1 nos jornais cariocas. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 02, 2020. Disponível em (https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3850). Acesso em 13 de março de 2021.
PAZ, Renata Marinho Para onde sopra o vento. A igreja católica e as romarias de Juazeiro do Norte. Fortaleza: IMEPH, 2011.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. “Rompendo o isolamento: reflexões sobre história oral e entrevistas à distância”. Anos 90, Porto Alegre, vol. 27, 2020.
VAINFAS, Ronaldo; SOUZA, Juliana Beatriz. Brasil de Todos os santos. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.