Modo de vida de una comunidade Quilombola Amazónica

Autores/as

  • Isis Tarcila Vital de Souza Universidade Federal do Pará
  • Nádile Juliane Costa de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n18ID30380

Palabras clave:

Grupos Étnicos, Quilombolas, Modo de vida, Amazonía, Antropología visual

Resumen

Este ensayo pretende presentar símbolos que componen el paisaje con el fin de provocar la reflexión sobre los elementos que conforman la forma de vida y que emergen en el imaginario de los participantes de una investigación en el contexto amazónico. Estos son registros de la comunidad quilombola de Itancoã Mirim, Acará, Pará, Brasil. Estos son registros de la comunidad quilombola de Itancoã Mirim, Acará, Pará, Brasil. Se llevó a cabo en el curso de una investigación de maestría que se incorporó a la compresión del objeto de investigación. El ambiente fue grabado para entender la forma de vida con el fin de señalar las relaciones entre el conocimiento y el hacer sobre las Enfermedades de Transmisión Sexual.

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Biografía del autor/a

Isis Tarcila Vital de Souza, Universidade Federal do Pará

Bacharel e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (2013-2018).Mestra pelo programa de pós graduação em Enfermagem (UFPA), na área de concentração Enfermagem no contexto amazônico (LINHA 01) e Especialista em UTI adulto. Atuo como Enfermeira na Unidade de Pronto Atendimento - UPA (SESMA) e como Enfermeira na Agência Transfusional do Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo. 

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Pós-graduada em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Atualmente cursa Educomunicação e Tecnologia (em andamento). Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde. Está docente da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA) registrada nos GP EDUGESPEN E GEPEMUSCA. Tem interesse em meio Ambiente e Inclusão a partir de Processos de ensino e aprendizagem; Ações afirmativas; Formação de profissionais de saúde indígenas e quilombolas; Tecnologias Educacionais, Saúde Ambiental e Atenção à Saúde dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Coordena os projetos de desenvolvimento tecnológico Amazônidas: Eixo extensão; eixo pesquisa e eixo ensino, para fins de implementação da formação para o cuidado de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Possui experiência na assistência em atenção primária à saúde e saúde indígena. Está coordenadora de projetos de pesquisa e extensão envolvendo formação de discentes de ação afirmativa e alinhados a inclusão social e tecnológica. Foi gerente dos serviços de IST/AIDS em Unidade Especial de Saúde do Município de Benevides (PA) e enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esteve coordenadora técnica e docente de ensino profissionalizante em curso técnico de enfermagem. Atuou em pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) entre os anos de 2005 a 2007 e posteriormente com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) nos anos de 2008 a 2010 por meio de bolsa de iniciação científica e mestrado pelo CNPQ. Foi bolsista do CAPES pelo doutorado. Atua no acompanhamento de discentes para formação em pesquisa desde 2013 por meio de um projeto voluntário intitulado GTPE, realizado na UNAMA. FCAT e atualmente na UFPA. É membro associada da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e Membro Associada Pesquisadora do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Foi Coordenadora do DEAB ABEn pará entre 2018 e 2019. Está colaboradora do Projeto EDUJUS/ICED/UFPA. Está coordenadora desde de 2020 da Diretoria de Comunicação social e Publicações da ABEn seção Pará. Possui experiências interdisciplinares e acadêmicas em designer e artes visuais no ensino técnico e superior (IFPA/UFPA) aplicadas na construção de material pedagógico e instrucional.

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Publicado

06-06-2023

Cómo citar

SOUZA, I. T. V. de .; CASTRO, N. J. C. de. Modo de vida de una comunidade Quilombola Amazónica. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 1–15, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n18ID30380. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/30380. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ensaios Visuais