Chamada para publicação - Vol. 19, n° 1

24-10-2022

A Revista Especialidades (PPGH-UFRN) lança chamada para o Dossiê “Paisagens em perspectiva: múltiplos caminhos”. O objetivo é estimular o debate que o tema suscita em diálogo com o escopo da revista.

A Paisagem pode ser vista como um conceito muito importante para a compreensão da realidade social; sendo uma concepção popularizada nas ciências humanas pela Geografia, esta se tornou uma importante categoria de análise no estudo das humanidades, uma vez que faz parte de um espaço resultante da interação da ação humana com o meio, seja ele físico ou natural. A paisagem, pode ser vista a partir de uma ampla pluralidade de aplicações na produção do conhecimento científico, podendo ser pensada a partir de perspectivas distintas, que vão além da dimensão físico-espacial, permeando campos da subjetividade e do simbólico.

Na historiografia, reflexões sobre a paisagem têm ocorrido a partir de múltiplas abordagens, do social ao cultural, passando por campos como o da História Agrária, História Ambiental, História Urbana, História Regional, e também a partir de interfaces entre História e Memória, História Audiovisual, Ensino de História, dentre outros. Valemo-nos, portanto, da paisagem enquanto categoria analítica de aplicação ampla, podendo ser analisada através das suas variações físicas (ambientais, urbanas, agrárias, rurais, regionais), simbólicas, sensoriais (sonoras e visuais), psicológicas, culturais, educativas, etc. Entendendo, por fim, a sua construção como sendo parte de um processo histórico.


Encorajamos pesquisadores e pesquisadoras das ciências humanas em geral a assumirem a paisagem, em sua relação com a História, como categoria de análise e contribuírem com o presente dossiê da Revista Espacialidades.

Para a seção de artigos livres, também aceitamos - em fluxo contínuo - trabalhos que discutam o espaço a partir de alguma de suas dimensões (locais, territórios, fronteiras, dentre outras possibilidades permeadas pela ampla discussão espacial).

Lançamento: 2023.1.