Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissão.
  • O autor leu e concorda com as Políticas Editoriais adotadas pela revista, disponíveis na página Política
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Uma vez publicado o texto em algumas de nossas sessões (artigo de dossiê temático, sessão livre, resenha, traduções e documentos históricos), o autor(a) e coautores(as) só poderão submeter um novo manuscrito para avaliação observando o intervalo de 2 (dois) anos entre a publicação do texto e o início de um novo processo de submissão efetivado. A não observância dessa regra significa a reprovação automática do manuscrito.
  • O período de avaliação de um manuscrito é estimado entre 4 (quatro) e 7 (sete) meses, estando condicionado ao fluxo de artigo e o retorno dos pareceristas do Conselho Consultivo.

Diretrizes para Autores

1. DO ENVIO DE ARTIGOS

a) a revista aceitará apenas artigos, resenhas, e entrevistas de caráter inédito, ou que ainda não tenham sido traduzidos para o português;

b) todas as contribuições serão submetidas a análise do conselho consultivo da Revista Espacialidades;

c) respeitar-se-á o limite de 12 a 25 páginas para artigos e de 3 a 8 para resenhas; para entrevistas respeitar-se-á o limite mínimo de 4 páginas, não havendo um limite máximo; para fontes respeitar-se-á o limite entre 4 e 15 páginas.

d) Acesse o Modelo de artigo com as configurações especificadas. Os artigos submetidos devem estar de acordo com o modelo disponibilizado.

 

2. DOS ARQUIVOS

a) deverão ser enviados arquivos em formato Word (.doc ou .docx);

b) nos arquivos com imagens, as mesmas deverão constar no interior do corpo do texto, em resolução mínima de 300 dpi e formato .jpg.

c) ao enviar o arquivo, o(a) autor(a) deverá remover as propriedades e informações pessoais do documento.

 

3. DA AUTORIA

a) a revista aceitará contribuições de pesquisadores com qualquer titulação acadêmica, de graduandos à doutores;

b) Não serão aceitos artigos com mais de três autores;

c) Em casos de coautoria seguimos a política de incentivo de trabalhos que não fiquem limitados a coautoria de orientandos. Caso esta prática ocorra, deve ser inserida de modo a englobar projetos plurais com docentes, interinstitucionais ou internacionais e com a participação de todos os envolvidos em todas os desdobramentos da elaboração do projeto, passando pela discussão e pesquisa, até a finalização do produto, qual seja, o artigo acadêmico.

d) em caso de coautoria, todos os autores devem realizar o cadastro na plataforma da revista, informando filiação, titulação, link para acesso do currículo Lattes e e-mail no resumo da biografia.

 

4. ORDEM DA DISPOSIÇÃO DO CONTEÚDO DENTRO DO ARQUIVO

a) Título do artigo: centralizado em fonte Garamond, tamanho 18, com letras maiúsculas e em negrito;

b) Subtítulo (quando houver): segue o título, centralizado, em fonte Garamond, tamanho 18, com letras minúsculas, sem negrito;

c) Título e subtítulo em inglês: abaixo do subtítulo em língua portuguesa, centralizado em fonte Garamond, tamanho 13, com letras minúsculas, sem negrito;

d) Nome do autor: alinhado à direita; em fonte Garamond, tamanho 13. As seguintes informações deverão aparecer em nota de rodapé: formação do autor; filiação institucional; grupo de pesquisa, caso o autor faça parte de algum; endereço eletrônico do Currículo Lattes; órgão patrocinador, em casos de pesquisas financiadas; endereço de e-mail do autor. ATENÇÃO: Estas informações deverão ser prestadas no resumo da biografia na hora do cadastro do autor na plataforma da revista e deverão aparecer no corpo do texto somente na última revisão, após o Parecer Definitivo, para que seja garantida a avaliação dupla-cega por pares. A primeira versão do artigo deverá ser enviada sem a identificação do autor.

e) Resumo e palavras-chave (em português): alinhamento justificado em fonte Garamond, tamanho 13; espaço entre linhas simples;

f) Resumo e palavras-chave (em inglês): alinhamento justificado em fonte Garamond, tamanho 13; espaço entre linhas simples;

g) Os resumos deverão conter até 10 linhas e, no máximo, cinco palavras-chave, não excedendo a primeira página do arquivo;

h) Corpo do artigo;

i) Referências.

 

5. DA FORMATAÇÃO DO CORPO DO ARTIGO

a) Fonte: Garamond;

b) Tamanho: 13;

c) Espaçamento entre linhas: 1,5;

d) Espaçamento depois do parágrafo: 12 pt;

e) Parágrafo: 1,5;

f) Alinhamento: justificado;

g) Margens do documento: esquerda e direita: 3,0 ; superior e inferior: 2,5.

h) Títulos contidos no texto devem constar em letra minúscula e negrito;

i) Os editores da revista se reservam o direito de alterar aspectos formais do texto, como espaçamento, negrito, itálico etc. para que a revista mantenha um padrão homogêneo.

 

6. DAS FIGURAS, TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS

a) As figuras, tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto;

b) Todos os elementos devem conter legenda, colocada acima deles, em fonte Garamond, tamanho 13 pt, e com indicação tipológica e numérica os antecedendo (ex.: Figura 1: Título)

c) A indicação da fonte deve vir abaixo do elemento, em fonte Garamond e tamanho 11 pt.


7. REMISSÕES BIBLIOGRÁFICAS, CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ

a) As remissões bibliográficas deverão figurar no corpo principal do texto, entre parênteses, constando o nome do autor, seguido da data de publicação da obra e do número da página, como no exemplo: (BURKE, 1997, p. 77).

b) As citações com mais de três linhas deverão ser alocadas em destaque, com recuo de 4 cm à esquerda, tamanho da fonte 11 e espaçamento simples;

c) notas de rodapé: alinhamento justificado em fonte Garamond, tamanho 11.

d) Para os casos de citações diretas de obra em idiomas diferentes a escrita do artigo, deve constar a tradução no corpo do texto e o original em nota de rodapé; 

e) Quando houver tradução de citação direta colocar em remissão a expressão "tradução nossa", de acordo com a ABNT - NBR 10520.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências bibliográficas deverão constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética. Fonte Garamond, tamanho 13, com espaço entre linhas simples, separadas por uma linha entre cada referência.

a) Para livros: SOBRENOME, prenome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, Ano.

b) Para capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, prenome do autor. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. pp. XX-XX.

c) Para artigo de periódico: SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo. Título do Periódico. Cidade, v., n., p., mês (se tiver) Ano.

d) Todas as outras formas de referências que não foram contempladas nessa seção devem ser seguidas segundo as normas da ABNT NBR 623/2018

 

9. INCLUSÃO DOS METADADOS

Deverá conter obrigatoriamente os seguintes metadados

a) Nomes dos autores;

b) Título do trabalho (Caixa baixa);

c) Resumo (máximo de 10 linhas);

d) Palavras chaves, separadas por ponto e vírgula (de 3 a 5);

e) Com exceção dos nomes dos autores, todos os demais metadados devem ser submetidos em português e inglês.

 

10. PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Espacialidades adota como critério de avaliação dos manuscritos o sistema “duplo cego” (Double blind peer review), que presa pelo anonimato de seus revisores e autores. O texto deve ser submetido de forma on-line e o autor(a) ou os autores (as) devem, obrigatoriamente, se registrar previamente em nosso site, concordando com os nossos termos e declarações de privacidade. Antes do envio do manuscrito o autor(a) deve se certificar que o seu trabalho está em conformidade com todas as regras editadas pela revista, e que mantém diálogo com o seu escopo, o qual privilegia a categoria espacial como abordagem de investigação dos aspectos históricos, socioculturais, econômicos que caracterizam o espaço como uma produto das relações humanas. Feito o envio do manuscrito em nossa plataforma, a Equipe Editorial faz a análise inicial do artigo, avaliando os seguintes pontos: cumprimento das Diretrizes para autores, atenção ao escopo da revista, pertinência e originalidade do manuscrito, atenção do(a) autor(a) a ética e as boas práticas de publicação, evitando o plágio, a fraude e outras violações de conteúdo e conduta. Dessa fase se emite um parecer prévio, podendo ser: a) positivo, significa que o autor cumpriu todas as exigências técnicas e formais exigidas pela revista, e o seu texto segue diretamente para a próxima fase; b) negativo, significa que o autor não cumpriu as exigências técnicas e formais editados, e/ou não mantém nenhuma relação com o escopo da revista; c) positivo depois correções, significa que o texto tem relação com o escopo da revista mas cumpri parcialmente as exigências técnicas e formais editadas pela revista, e volta para o autor para que sejam feitas ajustes. Sendo aceito nessa etapa o texto será encaminhado para um(a) professor(a) do Conselho Consultivo especialista no tema do artigo, que emitirá um parecer final do texto, observando além de nossa Política de Ética, os seguintes itens: o ineditismo e a relevância científica do manuscrito, organização e estrutura do texto, fundamentação teórica, metodologia e bibliografia. O parecer do avaliador do Conselho, que deve ser justificado, pode ser o seguinte: a) publicação recomendada sem revisão; b) publicação recomendada após revisão, conforme sugestões; c) publicação recomendada, consideradas ou não as sugestões feitas; d) publicação não recomendada. Os detalhamentos dessas informações podem ser vistas de modo simplificado em nosso Fluxograma do Processo Editorial.

 

11. DA ORGANIZAÇÃO DA REVISTA

A revista conta com as seguintes seções:

Apresentação

Texto elaborado e assinado pela Equipe Editorial da revista que introduz o leitor aos temas dos trabalhos publicados e os conteúdos das suas diversas seções.

Dossiê

Dossiê Temático: conjunto de artigos reunidos sob determinado tema ligado à área de concentração História e Espaço, do PPGH-UFRN, contendo, cada um, entre 12 (doze) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo resumo, bibliografia e apêndices.

Seção livre

Textos que trazem uma discussão teórica, resultados finais ou parciais de pesquisas acadêmicas, que discutam a relação entre História e Espaço, focando nas diversas relações que caracterizam o espaço como uma produção histórica. Com no mínimo 12 (doze) e no máximo 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo resumo, bibliografia e apêndices.

Resenhas

Resumo crítico, entre 3 (três) e 8 (oito) páginas, incluindo bibliografia, de obras no campo da História ou áreas afins, que discutam a relação entre História e Espaço, focando nas diversas relações que caracterizam o espaço como uma produção histórica. Somente serão aceitas resenhas de obras produzidas nos últimos 5 (cinco) anos, a contar da data de submissão.

Entrevista

Seção produzida pela equipe editorial com profissionais de História ou áreas afins. Também serão aceitas entrevistas para publicação, desde que haja relação com o dossiê temático e com o escopo da Revista.

Corpo Documental

Publicação de documentação primária, acompanhada de um texto que explicite as possibilidades de uso da fonte na produção de pesquisa no campo de História e Espaço.

Tradução

Divulgação de fontes traduzidas para o português, bem como de capítulos de livros ou artigos estrangeiros, desde que autorizados pelos autores e que não tenha sido publicado anteriormente em língua portuguesa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.