Políticas Editoriais

Políticas de Seção

Artigos

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Resenhas

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Entrevistas

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Corpo documental

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Tradução

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos à Revista Espacialidades serão avaliados por pares. Os originais submetidos à Equipe Editorial da Revista Espacialidades, desde que atendam às normas para a publicação, serão encaminhados para avaliadores do Conselho Consultivo ou consultores ad hoc para emissão de parecer. Quando necessário, os membros da Equipe Editorial poderão convidar avaliadores externos para emissão de pareceres para artigos cuja temática não esteja contemplada pelas áreas de atuação dos membros permanentes do Conselho Consultivo. O avaliador convidado poderá optar entre integrar provisória ou permanentemente o Conselho Consultivo da Revista Espacialidades. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Originalidade

A Revista Espacialidades publica artigos inéditos e de pesquisas originais da área de História e demais Ciências Humanas, que façam um diálogo entre a História e a produção dos Espaços, bem como os avanços da historiografia nessa temática.

Arquivamento

A revista integra a Cariniana, Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, integrante do sistema LOCKSS.

Auto arquivamento

Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Periodicidade

O periódico eletrônico existe desde 2008 e até 2015 era uma publicação anual. Porém, a partir de 2016 tornou-se uma publicação semestral, sendo publicado, após uma chamada pública, a primeira edição do ano em junho e a segunda edição em dezembro. Também são aceitos artigos em fluxo contínuo.

 

Taxas para publicação

A Revista Espacialidades NÃO cobrará taxas aos autores pela submissão, avaliação e publicação de artigos que venham a ser veiculados pelo periódico. Todo conteúdo da revista é publicado e cedido gratuitamente online.