Informações básicas

A Revista Espacialidades é uma publicação com periodicidade semestral dos discentes do Programa de Pós-Graduação em História – área de concentração em História e Espaços -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus de Natal – RN. Sua proposta é transdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento em que o Espaço é utilizado como categoria de análise e compreensão das ações humanas, tais como a Antropologia, Sociologia, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, entre outras. A revista não conta com restrições quanto a titulação acadêmica dos(as) autores(as) que venham a contribuir com manuscritos em suas publicações.

Foco e Escopo

A virada espacial permite compreender que a dialética das relações humanas produz uma miríade de espacialidades: rural-urbano, sagrado-profano, público-privado, coletivo-individual, imaginário-factual, entre outras. Discutir a relação entre História e Espaços é, antes de tudo, reavaliar uma série de prerrogativas teórico-metodológicas que consideraram o Espaço apenas como um cenário onde a história se desenrola, mero palco de acontecimentos históricos. Assim, objetiva-se publicar e divulgar pesquisas que abordem a relação entre a História e o Espaço, focando nos aspectos históricos, socioculturais, econômicos que caracterizam o Espaço como uma produção das relações humanas. A organização da Revista dispõe de sete seções: apresentação, artigos do dossiê temático, sessão livre, resenha, entrevista, traduções e documentos históricos que podem ser submetidos por graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pesquisadores universitários assim como de professores da educação básica, com o intuito de proporcionar o diálogo entre as experiências de docência e da pesquisa científica.

Missão

Publicar artigos, resenhas, entrevistas e análises de fontes inéditas e de pesquisas originais da área de História e demais Ciências Humanas, que façam um diálogo entre a História e a produção dos Espaços, bem como os avanços da historiografia nessa temática.