As lutas políticas dos congadeiros da cidade de Oliveira (MG), 1950-2009

Autores

  • Fernanda Pires

Palavras-chave:

Congado, afrodescendentes, lutas políticas, racismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as lutas políticas enfrentadas, ao longo dos anos, pelos participantes da festa do Congado da cidade de Oliveira (MG). Em meio a proibições e permissões os descendentes de escravos lutaram e ainda lutam para conseguirem manifestar sua devoção à Nossa Senhora do Rosário e aos santos padroeiros pelas ruas da cidade e também conquistar o respeito da população local à sua expressão cultural. Nesse sentido, a luta política dos congadeiros pode ser evidenciada através de diferentes ações como a conquista de espaços públicos de Oliveira, considerados por eles, como sagrados e que fazem parte da história de seus antepassados, e contra as discriminações raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pires

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em História pela mesma instituição. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

PIRES, F. As lutas políticas dos congadeiros da cidade de Oliveira (MG), 1950-2009. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 74–101, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17600. Acesso em: 28 mar. 2024.