Cartoons e propaganda política

Autores

  • Roberval S. Santiago Doutor em História e Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PB.

Palavras-chave:

História, Propaganda Política, Ideologia, Cartoon

Resumo

Os filmes de desenhos animados de um modo geral, são reconhecidos por expressarem o ritmo da diversão rápida, ingênua e escapista, contudo, considerando a História Social da Mídia, basta um olhar mais atento para perceber que os seus conteúdos fílmicos se revelam igualmente aos veículos de propagações ideológicas capazes de formar visões de mundo e estilo de vida. Mas nem sempre essas propagandas ideológicas foram sublimadas; um bom exemplo foi a Política da Boa Vizinha, empreitada pelo governo norte-americano nos ano de 1940 com a finalidade de aproximar e alinhar as nações abaixo do Rio Grande ao seu doméstico esforço de guerra. Tal campanha de intercâmbio, coordenada pelos estúdios de Walt Disney, resultou numa série de filmes animados cujas temáticas primavam por toda ordem de insultos seguidos das mais variadas formas de desprezo político para com as potências do Eixo europeu (Itália, Alemanha e Japão).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

14-09-2009

Como Citar

SANTIAGO, R. S. Cartoons e propaganda política. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 01–16, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17637. Acesso em: 29 mar. 2024.