CAETANO DA SILVA SANCHES:
um capitão-mor português em uma capitania subordinada (Rio Grande, 1791-1797)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2021v17n2ID23633Resumo
O presente artigo, à luz da história política e de trajetória dos governadores luso-brasileiros do Império português, busca analisar a trajetória e a administração da capitania do Rio Grande pelo capitão-mor e governador interino Caetano da Silva Sanches. Natural de Cascais, Portugal, serviu no Regimento de Cascais durante a Guerra dos Sete Anos. Foi transferido para a América portuguesa no posto de sargento de auxiliares no Regimento do Recife, serviu em Pernambuco e, posteriormente passou a ocupar o posto de sargento-mor do Regimento de Pernambuco na Ilha de Santa Catarina, durante as guerras contra Espanha. Entre 1791-1797 atuou no cargo de capitão-mor e governador interino da capitania do Rio Grande, atuando até a morte em 14 de março 1800.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)