UMA HISTÓRIA DE ENCHENTES:
Os impactos e consequências das empresas frutíferas na cidade de Ipanguaçu - RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38513Palavras-chave:
Enchentes, Ipanguaçu, Baixo-Açu, Vale do AçuResumo
Este trabalho pretende abordar os impactos realizados pelo homem na natureza e como essas ações afetam diretamente o meio ambiente. O objeto dessa pesquisa são as enchentes de Ipanguaçu, que apesar do seu constante histórico de enchentes, o fenômeno natural se intensificou nos últimos anos devido à ação do homem no meio ambiente. O trabalho irá focar como o Projeto Baixo-Açu facilitou a vinda e instalação das empresas frutíferas Agroindústria Finobrasa S/A e Del Monte Fresh Produce. Para a realização deste trabalho, foram utilizados recortes de jornais, fotos, vídeos, depoimentos orais e documentação da defesa civil de Ipanguaçu, na qual se verificou como as empresas trouxeram impactos na região, resultando nas cheias.
Downloads
Referências
ALMEIDA, José Jonas. Os Riscos Naturais e a História: O caso das enchentes em Marabá (PA). Tempos Históricos. Vol. 5. p.205 - 238, 2° semestre de 2011.
BIEGING, Patricia. "Blumenau e as memórias de Maria: as enchentes da década de 1980 a partir de experiências de vida." Psicologia em Revista 23.1 (2017): 220-236.
BRITO, Maiara Brenda Rodrigues de. Projeto Baixo-Açu: Uma Análise Sobre O Discurso De Modernidade No Sertão Potiguar (1975-1985). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Programa de Pós-Graduação em História dos Sertões - PPGHC. Caicó, p.133. 2022.
CARVALHO, Otamar de. O SOERGUIMENTO DO DNOCS (A Propósito do seu I Centenário). Revista Conviver Nordeste Semiárido.V. In. 6 - (2009). Fortaleza.
Contingência. Ipanguaçu, 2022. Prefeitura Municipal de Ipanguaçu. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Ficha Técnica da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. Disponivel:https://www.dnocs.gov.br/php/canais/recursos_hidricos/fic_tec_reservatorio.php?codigo_reservatorio=18&descricao_reservatorio=Barragem+Armando+Ribeiro +Gon%E7alves. Acesso em 13 de nov.2024.
FGV CPDOC. Verbete sobre DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA SECAS (DNOCS). Disponível: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbetetematico/departamento-nacional-de-obras-contra-as-secas-dnocs. Acessado em 15 de nov.2024.
DEL MONTE FRESH PRODUCE. 2005. Disponível em: http://www.delmontefresh.com. Acesso em: 12 nov. 2024.
FERNANDES, A.A. 1992. Autoritarismo e resistência no Baixo Açu. Natal: CCHLA, Humanas Letras e Vale do Açu.
LOPES, José Edvaldo. A Del Monte Fresh Produce e a territorialização do capital no meio rural do município de Ipanguaçu-RN.158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, p. 158. 2014.
MARTINEZ, Paulo Henrique. In: Revista Estudo Amazônicos. Vol 1, n° 1. Jul. dez.2006
MENEZES, Ulpiano. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), São Paulo, v 34, p. 09-24, 1992.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Desenvolvimento, progresso e crescimento econômico. Lua Nova, São Paulo.2014.
RIBEIRO, Monique de Cássia Dias. A ENCHENTE DO NATAL: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DA ENCHENTE DO RIO MÃE LUIZA EM 1995 - FORQUILHINHA/SC. Monografia de graduação em História, apresentada à Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2017.
SANTOS, Jovelina Silva. A desordem do progresso: o Projeto Baixo-Açu e a expropriação das terras camponesas de trabalho e moradia. Anais do 30º Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2019.
SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e. Entre a Poeira e as Águas. A enchente de 1985 em Jaguarana - CE. Monografia de graduação em História, apresentada à UECE - FAFIDAM. Limoeiro, 2003.
SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e. Nos caminhos da memória, nas águas do Jaguaribe: memória das enchentes em Jaguaruana-CE (1960, 1974, 1985).2006. 169f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História Social, FortalezaCE, 2006.
SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e.O GOVERNO PASSOU A MÃO POR CIMA” – NARRATIVAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE ENCHENTE. – JAGUARUANA, CEARÁ. (1960-1985). Semina - Revista Dos Pós-Graduandos Em História Da UPF, 14(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)