HISTÓRIA DAS MULHERES: BELEZA FEMININA ATRAVÉS DA REVISTA A CENA MUDA - 1940
De onde vem essa beleza?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n01ID38564Resumen
Esse artigo tem como intuito analisar como os padrões de beleza feminina foram disseminados no Brasil na década de 1940, a partir da revista A Cena Muda. Assim, observar como as práticas discursivas criaram uma estética comportamental para os corpos femininos segundo o que era entendido como uma realidade norte-americana. Com isso, entender como os padrões de beleza eram postos e de onde eles partiam, uma vez que as edições da revista estavam estampadas por mulheres brancas, magras e “felizes”, o que não condizia/condiz com a nação brasileira, marcada pelo processo de escravização e com base nisso, compreender as razões pelas quais os corpos negros não apareciam com frequência na revista e quando apareciam ocupavam papéis historicamente marginalizados.
Descargas
Citas
BONE, Emily. A História da Moda. 1ª Edição. São Paulo. Usborne. 2018.
CERTEAU, Michel. A Escrita da história; tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
FERREIRA, Letícia Schneider. O cinema como fonte da história: elementos para discussão.2010.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; 1 ed. Petrópolis, Vozes, 2013.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 5. Ed. São Paulo: Ateliê Editora. 2014.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, gênero e sexualidade. 2003. 5ª Edição. Editora Vozes.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro. 2018. 4ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.
PINNA, Márcia Raspanti. Vestindo o corpo: breve história da indumentária e da moda no Brasil, desde os primórdios da colonização ao final do Império. IN: História do Corpo no Brasil. Org. DEL PRIORE, Mary. AMANTINO, Marcia. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. História da Beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Espacialidades

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)