CAMINHOS ENTRE A HISTÓRIA ORAL E PÚBLICA NA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS

Autores

  • Jocasta Luana Saldanha de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41554

Resumo

Com as narrativas orais de professoras entrevistadas no projeto de pesquisa “Caminhos do ensino de História no Rio Grande do Norte: o saber e o fazer docente na educação básica (1970–2000)” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os recortes de suas falas e memórias, temos como objetivo evidenciar como o uso da história oral e pública contribuem para uma formação e reflexão da formação docente dos sujeitos. Para isso, dialogamos com os autores Aliny Pranto, Alessandro Portelli, António Nóvoa, Juniele Almeida e Ivor Goodson. Nossa metodologia usa a história oral tendo como fonte os diálogos trazidos pelas professores/as entrevistadas. As narrativas, revelaram como a construção da formação do professor, está conectado com sua história de vida pessoal, seja pela sua escolha ou não, seja pela continuidade e manutenção de si na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-09-2025

Como Citar

SALDANHA DE ANDRADE, Jocasta Luana. CAMINHOS ENTRE A HISTÓRIA ORAL E PÚBLICA NA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 105–114, 2025. DOI: 10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41554. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/41554. Acesso em: 14 nov. 2025.