CAMINHOS ENTRE A HISTÓRIA ORAL E PÚBLICA NA HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41554Resumo
Com as narrativas orais de professoras entrevistadas no projeto de pesquisa “Caminhos do ensino de História no Rio Grande do Norte: o saber e o fazer docente na educação básica (1970–2000)” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os recortes de suas falas e memórias, temos como objetivo evidenciar como o uso da história oral e pública contribuem para uma formação e reflexão da formação docente dos sujeitos. Para isso, dialogamos com os autores Aliny Pranto, Alessandro Portelli, António Nóvoa, Juniele Almeida e Ivor Goodson. Nossa metodologia usa a história oral tendo como fonte os diálogos trazidos pelas professores/as entrevistadas. As narrativas, revelaram como a construção da formação do professor, está conectado com sua história de vida pessoal, seja pela sua escolha ou não, seja pela continuidade e manutenção de si na docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)