LUTAS POLÍTICAS EM TEMPOS DE REPRESSÃO:
a atuação de Sérgio Dieb no comitê norte-rio-grandense pela anistia.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2025v1n1ID41617Resumo
Este trabalho analisa a atuação de Sérgio de Oliveira Dieb (1950-1995) na luta pela anistia de perseguidos políticos durante o regime militar pós-Golpe de 1964. Dieb, líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Rio Grande do Norte, participou de movimentos sociais e foi vereador em Natal. O estudo foca nas ações de Dieb como vice-presidente do Comitê Norte-Rio-Grandense pela Anistia, criado em 1979, e nos espaços onde promovia as diretrizes do comitê. A pesquisa também discute como suas ações desafiaram o regime militar e destaca as mudanças que ele promoveu para difundir a anistia como uma pauta democrática. As fontes incluem jornais, estudos acadêmicos e registros oficiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espacialidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)