INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

Autores

  • Jonaldo André da Costa
  • Eder Pereira Rodrigues
  • Monique Elaine Miranda de Oliveira
  • Elane Nery da Silva
  • Lailson Santos Cardoso Santos Cardoso
  • Magda Nascimento Medeiros de Sousa
  • Antônio Fernando Tourinho da Cruz Cedraz
  • Carlito Lopes Nascimento Sobrinho Lopes Nascimento Sobrinho

Resumo

A hipertensáo arterial (HA) é uma patologia de elevada prevalência no Brasil e no mundo, sendo reconhecida como fator de risco para doenças cardiovasculares e outros agravos. Diante do exposto, fruto da parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana e Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Novo Horizonte, Feira de Santana-BA, decidiu-se pela realizaçáo de práticas com o objetivo de capacitar estudantes de Odontologia e Ciências Farmacêuticas em habilidades e conhecimentos de educaçáo e comunicaçáo em saúde; informar a populaçáo sobre fatores de risco, conseqüências e formas de controle da HA; detectar indivíduos com pressáo arterial sistólica (PAS) ≥ 140mmHg e/ou pressáo arterial diastólica (PAD) ≥ 90mmHg e encaminhá-los à USF. Inicialmente, a prática foi planejada entre estudantes, professor e equipe da USF. Os estudantes elaboraram um folder contendo informações sobre HA, um formulário para coletar dados e passaram por treinamento teórico e prático sobre a técnica de aferiçáo da pressáo arterial. O trabalho desenvolveu-se por meio de entrevistas domiciliares nas quais os estudantes realizaram a aferiçáo da pressáo arterial, entregaram o folder, passaram orientações e coletaram dados. No formulário de coleta de dados foram anotadas informações sobre variáveis sociodemográficas e informações relacionadas à hipertensáo arterial como medida da pressáo, histórico familiar de hipertensáo, peso, altura entre outras.  Foram entrevistadas 177 pessoas e encontrou-se uma prevalência de 36,7% (65) de indivíduos com pressáo arterial elevada. A prática revelou-se original e criativa, permitindo aprendizado mútuo estudantes/populaçáo com a superaçáo do obstáculo da transmissáo de informações técnico-científicas de forma clara e compreensível, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades pessoais e o reconhecimento da importância de ações comunitárias como instrumento para melhoria das condições de saúde da populaçáo. Os dados apontam para necessidade do fortalecimento de ações voltadas para o enfrentamento da HA. Os resultados alcançados estimulam os docentes a continuarem investindo em práticas pedagógicas voltadas para promoçáo da saúde integrando ensino, serviço de saúde e comunidade na busca de uma formaçáo acadêmica socialmente comprometida.

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Publicado

30-06-2011

Como Citar

DA COSTA, J. A.; RODRIGUES, E. P.; DE OLIVEIRA, M. E. M.; DA SILVA, E. N.; CARDOSO, L. S. C. S.; DE SOUSA, M. N. M.; CEDRAZ, A. F. T. da C.; NASCIMENTO SOBRINHO, C. L. N. S. L. INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1064. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos