PERFIL DE ATLETAS, PRESENÇA E RISCO DE LESÕES: 1° OPEN DE JIU-JITSU DA CIDADE DE SANTA CRUZ-RN

Autores

  • Juliana Simonelly Felix dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Cristiano dos Santos Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Abraão Sérvulo do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Denise Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Thaiana Barbosa Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Roberta de Oliveira Cacho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n2ID11265

Palavras-chave:

Jiu-Jitsu. Lesões Esportivas. Fisioterapia Desportiva

Resumo

Introdução: A palavra “Jiu-Jitsu” tem como significado arte suave, tendo como seu principal objetivo, vencer o oponente colocando-o em risco iminente de lesões, apesar de não possuir movimentos considerados violentos. As áreas mais frequentemente acometidas por lesões são as articulações de joelho, cotovelo e dedos da mão. Objetivo: Estabelecer o perfil de lesões relacionadas a prática esportiva dos participantes do 1º open de Jiu-jitsu da cidade de Santa Cruz – RN. Metodologia: trata-se de um estudo observacional analítico de caráter transversal desenvolvido como parte de um projeto de extensão a partir da aplicação de questionário estruturado com os participantes do evento. Resultados: Foram avaliados 69 atletas dos quais 95,7% eram do sexo masculino e 4,3% do sexo feminino, com média de idade de 20,49±6,69 anos. A maioria dos atletas foram considerados amadores pois praticam a modalidade a menos de um ano (42%) e 42% relataram já ter sofrido alguma lesão relacionada ao esporte, sendo o joelho o local mais referido como foco de lesão (14,2%), além disso, apenas 33,3% dos atletas afirmaram conhecer a atuação da fisioterapia esportiva. Conclusão: Apesar da prática esportiva ganhar espaço gradativamente na vida dos brasileiros, poucos o fazem com segurança ao passo que os índices de lesões ainda são elevados e poucos se preocupam em tratar essas afecções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Simonelly Felix dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduanda do curso de Fisioterapia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA - Santa Cruz/RN).

Downloads

Publicado

05-01-2018

Como Citar

SIMONELLY FELIX DOS SANTOS, J.; GOMES, C. dos S.; SÉRVULO DO NASCIMENTO, A.; RODRIGUES DA SILVA, D.; BARBOSA FERREIRA, T.; CACHO, R. de O. PERFIL DE ATLETAS, PRESENÇA E RISCO DE LESÕES: 1° OPEN DE JIU-JITSU DA CIDADE DE SANTA CRUZ-RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 59–70, 2018. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n2ID11265. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11265. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos