A EXTENSÃO DA MEMÓRIA DA UFRN

Autores

  • Felipe Henrique Cadó Salustino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n2ID11281

Palavras-chave:

Memória institucional. Diagnóstico e identificação de acervos. Unidades suplementares da UFRN.

Resumo

O projeto de extensão “Memória da UFRN: rastros, olhares, lugares” propõe-se a localizar e identificar documentos e artefatos de ciência e técnica que apontem para questões relacionadas à memória material em espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como em relação à dimensão imaterial da memória, compreendendo o objeto como histórico e recuperando-o a partir das evidências deixadas em meio a contextos de produção administrativa e acadêmica de dois setores da instituição: TV Universitária (TVU) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Esta busca por uma memória institucional é motivada por uma emergência em deixar rastros para a história a partir dos sujeitos que a integram e o estabelecimento de identidades existentes nesses espaços, construídos em experiências solos ou compartilhadas pelos indivíduos. Com esta perspectiva, este trabalho foi formulado pela Coordenadoria de Ações Culturais, Museológicas e de Memória da PROEX, procurando construir um diagnóstico em torno do levantamento de artefatos e da memória social, ou seja, catalogando os objetos encontrados, realizando pesquisas históricas e, registrando, por meio de audiovisual, os depoimentos de servidores ativos e aposentados que atuaram e colaboraram para o desenvolvimento dos setores mencionados. Como resultados, obtivemos um levantamento de objetos de ciência e técnica que pertencem aos setores que participaram deste projeto e que fazem parte do itinerário histórico destas unidades suplementares da UFRN, o registro em audiovisual de depoimentos de pioneiros que fizeram parte da história das instituições e por fim um diagnóstico da memória das unidades suplementares após os registros dos resultados anteriores. Procuramos apontar as possibilidades de registros e visibilidade que representem a história da universidade e sua identidade, assim como registros a compreensão sobre a importância desses lugares estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Henrique Cadó Salustino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em História nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura; participou de projetos de extensão e de pesquisa - remunerados e voluntários -,em ações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; além de estágio em empresa privado. Possui trabalhos voltados à memória, cultura e politica na América e na UFRN.

Downloads

Publicado

05-01-2018

Como Citar

SALUSTINO, F. H. C. A EXTENSÃO DA MEMÓRIA DA UFRN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 7–18, 2018. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n2ID11281. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11281. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos