A EXTENSÃO DA MEMÓRIA DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n2ID11281Palavras-chave:
Memória institucional. Diagnóstico e identificação de acervos. Unidades suplementares da UFRN.Resumo
O projeto de extensão “Memória da UFRN: rastros, olhares, lugares” propõe-se a localizar e identificar documentos e artefatos de ciência e técnica que apontem para questões relacionadas à memória material em espaços da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como em relação à dimensão imaterial da memória, compreendendo o objeto como histórico e recuperando-o a partir das evidências deixadas em meio a contextos de produção administrativa e acadêmica de dois setores da instituição: TV Universitária (TVU) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Esta busca por uma memória institucional é motivada por uma emergência em deixar rastros para a história a partir dos sujeitos que a integram e o estabelecimento de identidades existentes nesses espaços, construídos em experiências solos ou compartilhadas pelos indivíduos. Com esta perspectiva, este trabalho foi formulado pela Coordenadoria de Ações Culturais, Museológicas e de Memória da PROEX, procurando construir um diagnóstico em torno do levantamento de artefatos e da memória social, ou seja, catalogando os objetos encontrados, realizando pesquisas históricas e, registrando, por meio de audiovisual, os depoimentos de servidores ativos e aposentados que atuaram e colaboraram para o desenvolvimento dos setores mencionados. Como resultados, obtivemos um levantamento de objetos de ciência e técnica que pertencem aos setores que participaram deste projeto e que fazem parte do itinerário histórico destas unidades suplementares da UFRN, o registro em audiovisual de depoimentos de pioneiros que fizeram parte da história das instituições e por fim um diagnóstico da memória das unidades suplementares após os registros dos resultados anteriores. Procuramos apontar as possibilidades de registros e visibilidade que representem a história da universidade e sua identidade, assim como registros a compreensão sobre a importância desses lugares estudados.