A INTERDISCIPLINARIDADE COM A FONOAUDIOLOGIA NA PERSPECTIVA DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - RESULTADOS PARCIAIS

  • Jussara Lourenço da Cunha Lima
  • Jully Anne Soares de Lima
  • Thais Carneiro de Freitas
  • Raísa Coutinho Vitcel
  • Germana Maria Soares da Cunha
  • Ana Karênina de Freitas Jordão do Amaral

Resumo


Há muitos anos se fala da importância de inter-relaçáo profissional e da necessidade do trabalho conjunto para melhor tratar pacientes. A Fonoaudiologia e a Odontologia tem se unido em prol dos pacientes, numa atuaçáo interdisciplinar. Objetivo: Investigar os conhecimentos dos alunos do curso de graduaçáo em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o trabalho interdisciplinar com a Fonoaudiologia. Métodos: O estudo foi realizado com 60 discentes, cujos critérios de inclusáo foram: ser estudante matriculado em 2011.1 e ter concluído o terceiro período do respectivo curso. O estudo foi do tipo observacional, descritivo, transversal, com coleta realizada na primeira quinzena do mês de abril de 2011, sendo autorizada mediante carta de anuência do coordenador do curso. Os voluntários receberam o termo de consentimento livre e esclarecido, autorizando a coleta dos dados e na seqüência, deu-se início à mesma. Para isto, foi utilizado protocolo específico, no qual constaram aspectos referentes ao conhecimento dos discentes quanto à importância da interdisciplinaridade com a Fonoaudiologia. Os dados foram armazenados no excell do Office 2007. Os resultados foram agrupados em gráficos e/ou tabelas para análise. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo aprovado sob protocolo de número 097/2011. Resultados: 41,66 % eram homens; maior parte da amostra tinha entre 19 e 21 anos (46,66%); 86,66% afirmaram conhecer a Fonoaudiologia; 100% acham importante manter interaçáo com a Fonoaudiologia; 85% acham que a área que tem mais interaçáo com a Odontologia é a Motricidade Orofacial; 91,66% pensam em encaminhar seus pacientes para o fonoaudiólogo; 76,66% acreditam ser importante a avaliaçáo fonoaudiológica nos casos de alterações na articulaçáo dos sons da fala; 83,33% citaram que a Ortodontia é a área que mais tem relaçáo com a Fonoaudiologia; 58,33% acham importante ter um fonoaudiólogo no local de trabalho; 31,66% concluiu com nota 8, o conceito de interdisciplinaridade (numa escala de zero a dez) entre a Fonoaudiologia e a Odontologia. Conclusáo: diante dos resultados encontrados os estudantes de Odontologia da UFPB conhecem e acreditam na importância do trabalho interdisciplinar com a Fonoaudiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
14-09-2011
Como Citar
DA CUNHA LIMA, J. L.; DE LIMA, J. A. S.; DE FREITAS, T. C.; VITCEL, R. C.; DA CUNHA, G. M. S.; JORDÃO DO AMARAL, A. K. DE F. A INTERDISCIPLINARIDADE COM A FONOAUDIOLOGIA NA PERSPECTIVA DOS GRADUANDOS EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - RESULTADOS PARCIAIS. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 14 set. 2011.