MODIFICAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MEDIÇÃO DA FORÇA LABIAL

  • Tatiana V. C. Perilo
  • Amanda F. Valentim
  • Renata M. M. M. Furlan
  • Andréa R. Motta
  • Claudio G. Costa
  • Marcio F. S. Barroso
  • Estevam B. de Las Casa

Resumo


O músculo orbicular da boca é responsável pela forma e funçáo exercida pelos lábios humanos. É constituído por fibras musculares orientadas de forma circular, cuja contraçáo leva ao cerramento dos lábios e à conseqüente força exercida sobre os elementos dentários anteriores. Um instrumento para avaliaçáo da força labial foi desenvolvido pelo Grupo de Engenharia Biomecânica da UFMG, e possibilitou a avaliaçáo objetiva da força dos lábios, mas foram evidenciados alguns problemas que contribuíram para a geraçáo de erros no processo de mediçáo. Objetivo: Analisar estes problemas e propor alternativas para modificá-los, culminando na proposta de um novo sistema de mediçáo de maior confiabilidade. Métodos: O aparelho para mediçáo da força labial já existente é composto por um dispositivo intralabial acoplado mecanicamente a um transdutor de força, que ao ser tracionado pelos lábios, gera um sinal que é transmitido, processado e armazenado em meio digital. Os problemas identificados foram: dificuldade em posicionar corretamente o paciente durante a mediçáo, fazendo com que parte da força percebida pelo sensor tivesse origem no movimento cervical e náo apenas nos
lábios; instabilidade na inserçáo e posicionamento correto do dispositivo intralabial; impossibilidade de utilizaçáo do protótipo em sujeitos com grandes alterações dentárias; impossibilidade de quantificaçáo da força exercida separadamente pelo lábio inferior e superior. Resultados: Como maneira de modificaçáo é proposta a eliminaçáo da interferência da movimentaçáo cervical e de cabeça por meio da confecçáo de um aparato que náo necessite de apoio externo, ou seja, a substituiçáo da célula de carga por sensores flexíveis de força apoiados diretamente dentro da cavidade oral, que também minimizaráo o aparecimento de forças parasitas devido a desalinhamentos; utilizaçáo de um bocal moldável à arcada dentária, facilmente adaptável à oclusáo de qualquer paciente; acoplamento de diferentes sensores, possibilitando a mediçáo da força de partes isoladas da musculatura labial. Conclusáo: Este estudo apresentou propostas de modificaçáo para um aparelho de mediçáo da força labial, culminando na elaboraçáo de um instrumento que apresenta menos erros durante o processo de mediçáo. A próxima etapa deste estudo será a testagem deste novo sistema de mediçáo.
Palavras-Chave: Força muscular; Instrumentaçáo; Lábio; Biomecânica

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-09-2011
Como Citar
PERILO, T. V. C.; VALENTIM, A. F.; FURLAN, R. M. M. M.; MOTTA, A. R.; COSTA, C. G.; BARROSO, M. F. S.; DE LAS CASA, E. B. MODIFICAÇÃO DE UM SISTEMA PARA MEDIÇÃO DA FORÇA LABIAL. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 15 set. 2011.