CONHECIMENTO CIENTÍFICO X PRÁTICA EXTENSIONISTA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO

  • Geórgia Elisa Filipin UNIPAMPA / Uruguaiana
  • João Pedro Sperluk UNIPAMPA / Uruguaiana
  • Liane da Silva de Vargas UFRS
  • Pâmela B Mello Carpes UNIPAMPA / Uruguaiana
  • Ricardo Roballo Ferreira UNIPAMPA / Uruguaiana
  • Virginia Flores da Silva UNIPAMPA / Uruguaiana
Palavras-chave: Extensão Universitária. Grupo de estudos. Educação.

Resumo


Conhecer o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento é de fundamental importância para compreensão de diversos processos, dentre os quais se destacam a aprendizagem e a memória. Sabendo disso e da pouca inclusão da Neurociência nas escolas, e também na graduação, foi criado um grupo de estudos em neurociência, ligado ao Programa de extensão “POPNEURO: Ações para a divulgação e popularização da neurociência”. O objetivo deste artigo é relatar as atividades desse grupo e a percepção dos alunos de graduação participantes com relação a elas. O grupo é formado por 18 alunos dos cursos de graduação em Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, uma aluna de pós-graduação e uma professora orientadora. Para realização dos estudos, o grupo se reúne semanalmente por um período de duas horas, quando são apresentados e discutidos artigos científicos. Esses encontros são realizados também com o intuito de organização de ações extensionistas que o grupo realiza em escolas públicas do município de Uruguaiana - RS. Para avaliar o impacto de um grupo de estudos na prática extensionista dos acadêmicos, estes foram convidados a responder um questionário. A análise dos resultados mostrou que os acadêmicos acreditam ser de grande importância os encontros, tanto pelo aprendizado quanto pela realização das atividades de divulgação científica junto a alunos e professores da Educação Básica, pois conhecer o processo de ensino e aprendizagem sem dúvidas melhora o processo de ensinar e, consequentemente, o de aprender. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
14-03-2017
Como Citar
FILIPIN, G. E.; SPERLUK, J. P.; VARGAS, L. DA S. DE; CARPES, P. B. M.; FERREIRA, R. R.; SILVA, V. F. DA. CONHECIMENTO CIENTÍFICO X PRÁTICA EXTENSIONISTA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, v. 6, n. 1, p. 13 - 22, 14 mar. 2017.
Seção
Artigos