USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO INTERNATO DE SAU?DE COLETIVA DA UFRN
Palavras-chave:
Internato e Reside?ncia, Ensino, Atenc?a?o Prima?ria a? Sau?deResumo
Introduc?a?o: O Internato em Sau?de Coletiva (ISC) compreende um momento em que os alunos te?m a oportunidade de sair do a?mbito hospitalar onde ocorre a maior parte das atividades pra?ticas durante a graduac?a?o, assim como permite a consolidac?a?o dos conhecimentos teo?ricos vistos em aula. Esse artigo tem como objetivo relatar a experie?ncia do ISC e, ao descreve?-lo, refletir sobre a forma como ele esta? estruturado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: O internato e? estruturado em 07 semanas ocorrendo no cena?rio de pra?tica de uma Unidade Ba?sica de Sau?de (UBS). Esta? organizado em vive?ncias que permitam ao estudante percorrer o processo da problematizac?a?o utilizado no ensino por meio de metodologias ativas. Discussa?o: Essas vive?ncias envolvem atividade de territorializac?a?o, levantamento de dados so?cioepidemiolo?gicos, Sala de Apoio a? Gesta?o Estrate?gica, boletim epidemiolo?gico, visita domiciliar, classificac?a?o de risco familiar, roda de cogesta?o e a execuc?a?o de um projeto de intervenc?a?o. Conclusa?o: Desses momentos, resulta retornos tanto para a UBS e sua populac?a?o quanto para os estudantes estabelecendo-se uma relac?a?o de aprendizado e benefi?cio mu?tuo.