RADIODIFUSA?O DO SABER: UTILIZAC?A?O DE VINHETAS VOLTADAS A? EDUCAC?A?O POPULAR EM SAU?DE

Autores

  • Ana Claudia G. F. Gouveia UFRN
  • Ana das Neves Souza UFRN
  • Breno Moura UFRN
  • Bruna Vale UFRN
  • Felipe Ferreira UFRN
  • Filipe Ca?mara UFRN
  • Giuliane Aquino UFRN
  • Hugo Dio?genes Paiva UFRN
  • Je?ssica Azevedo UFRN
  • Juliana Dantas UFRN
  • Lenize Santos UFRN
  • Luciane Lopes UFRN
  • Lumena Paula Cabral UFRN
  • Marcelo L. M. Soares UFRN
  • Marcos F. Silva de Lima UFRN
  • Magno?lia Aquino UFRN
  • Maria do Carmo Alves UFRN
  • Maria Anei?se Azevedo UFRN
  • Matheus Barretto UFRN
  • Matthaues Krummenauer UFRN
  • Meily Sousa UFRN
  • Patrick Alexandre Gaude?ncio UFRN
  • Ridyuane Narah Imperiano UFRN
  • Sabrina Viana Almintas UFRN

Palavras-chave:

Educac?a?o em sau?de. Multidisciplinaridade. Radiodifusa?o. Promoc?a?o a? sau?de.

Resumo

A atividade Acade?mica de Sau?de e Cidadania (SACI), mo?dulo integrado ao Programa de Educac?a?o pelo Trabalho para a Sau?de (PET- Sau?de) e Pro?-Sau?de, possui como objetivos desenvolver, nos estudantes, habilidades relacionadas ao conhecimento no campo das relac?o?es interpessoais e promover a reflexa?o sobre valores e?ticos e morais, englobando ensino, pesquisa e extensa?o. O projeto visa mudar o foco da educac?a?o em sau?de da atual visa?o hospitaloce?ntrica para uma voltada para vigila?ncia a? sau?de e educac?a?o popular. Este artigo ocupou-se em apresentar um relato de experie?ncia do processo de construc?a?o do conhecimento na disciplina SACI, oferecida para os alunos ingressantes na a?rea da sau?de, operacionalizado em Guarapes, Natal-RN. Os alunos de va?rios cursos matriculados na disciplina foram divididos em turmas, que sa?o distribui?das pelas comunidades do munici?pio. Conforme o cronograma da disciplina, os alunos conheceram a comunidade e seus equipamentos sociais. Durante a visita, o grupo identificou va?rios problemas que provocavam a precarizac?a?o das condic?o?es de sau?de local, mas tambe?m algumas possibilidades de fortaleza. Dentre os locais visitados, a ra?dio comunita?ria mostrou-se um excelente instrumento para disseminar informac?o?es sobre sau?de e cidadania, ta?o necessa?rias a?quela comunidade. Destarte, com a intenc?a?o de realizar intervenc?o?es conti?nuas, os alunos criaram uma se?rie de vinhetas abordando os seguintes temas: sau?de, cidadania, lazer, meio ambiente e educac?a?o, associadas a entrevistas com os profissionais da unidade de sau?de local. A resposta imediata ao projeto foi consideravelmente satisfato?ria, tanto por parte da populac?a?o como dos funciona?rios da unidade de sau?de e do representante da ra?dio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-03-2017

Como Citar

GOUVEIA, A. C. G. F.; SOUZA, A. das N.; MOURA, B.; VALE, B.; FERREIRA, F.; CA?MARA, F.; AQUINO, G.; PAIVA, H. D.; AZEVEDO, J.; DANTAS, J.; SANTOS, L.; LOPES, L.; CABRAL, L. P.; SOARES, M. L. M.; LIMA, M. F. S. de; AQUINO, M.; ALVES, M. do C.; AZEVEDO, M. A.; BARRETTO, M.; KRUMMENAUER, M.; SOUSA, M.; GAUDE?NCIO, P. A.; IMPERIANO, R. N.; ALMINTAS, S. V. RADIODIFUSA?O DO SABER: UTILIZAC?A?O DE VINHETAS VOLTADAS A? EDUCAC?A?O POPULAR EM SAU?DE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 25–36, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11612. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos