RADIODIFUSA?O DO SABER: UTILIZAC?A?O DE VINHETAS VOLTADAS A? EDUCAC?A?O POPULAR EM SAU?DE
Palavras-chave:
Educac?a?o em sau?de. Multidisciplinaridade. Radiodifusa?o. Promoc?a?o a? sau?de.Resumo
A atividade Acade?mica de Sau?de e Cidadania (SACI), mo?dulo integrado ao Programa de Educac?a?o pelo Trabalho para a Sau?de (PET- Sau?de) e Pro?-Sau?de, possui como objetivos desenvolver, nos estudantes, habilidades relacionadas ao conhecimento no campo das relac?o?es interpessoais e promover a reflexa?o sobre valores e?ticos e morais, englobando ensino, pesquisa e extensa?o. O projeto visa mudar o foco da educac?a?o em sau?de da atual visa?o hospitaloce?ntrica para uma voltada para vigila?ncia a? sau?de e educac?a?o popular. Este artigo ocupou-se em apresentar um relato de experie?ncia do processo de construc?a?o do conhecimento na disciplina SACI, oferecida para os alunos ingressantes na a?rea da sau?de, operacionalizado em Guarapes, Natal-RN. Os alunos de va?rios cursos matriculados na disciplina foram divididos em turmas, que sa?o distribui?das pelas comunidades do munici?pio. Conforme o cronograma da disciplina, os alunos conheceram a comunidade e seus equipamentos sociais. Durante a visita, o grupo identificou va?rios problemas que provocavam a precarizac?a?o das condic?o?es de sau?de local, mas tambe?m algumas possibilidades de fortaleza. Dentre os locais visitados, a ra?dio comunita?ria mostrou-se um excelente instrumento para disseminar informac?o?es sobre sau?de e cidadania, ta?o necessa?rias a?quela comunidade. Destarte, com a intenc?a?o de realizar intervenc?o?es conti?nuas, os alunos criaram uma se?rie de vinhetas abordando os seguintes temas: sau?de, cidadania, lazer, meio ambiente e educac?a?o, associadas a entrevistas com os profissionais da unidade de sau?de local. A resposta imediata ao projeto foi consideravelmente satisfato?ria, tanto por parte da populac?a?o como dos funciona?rios da unidade de sau?de e do representante da ra?dio.