CAPS-PAR – O CENTRO DE ATENC?A?O PSICOSSOCIAL DE PARNAMIRIM-RN E A IMPORTA?NCIA DA INSERC?A?O FAMILIAR NO TRATAMENTO DO USUA?RIO

Autores

  • Mayara Maria Cabral Gouveia UFRN

Palavras-chave:

Sau?de Mental. Fami?lia. Usua?rio.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever o relato de experie?ncia vivenciado no Centro de Atenc?a?o Psicossocial – CAPS-PAR da Cidade de Parnamirim-RN, no ano de 2012. Busca, durante o processo de pesquisa de campo, analisar e enfatizar a importa?ncia da inserc?a?o familiar no tratamento das pessoas com transtornos mentais, suas crises, impactos e dificuldades enfrentadas pelos usua?rios e familiares, tanto na referida Instituic?a?o quanto em seus domici?lios. Como metodologia, utiliza levantamentos de dados, pesquisas bibliogra?ficas, pesquisa de campo, observac?a?o participante de entrevista com os familiares dos usua?rios e a participac?a?o em reunio?es e grupos familiares. O trabalho enfatiza a importa?ncia da inserc?a?o familiar como bene?fica para o tratamento das pessoas portadoras de transtornos mentais. Conclui que a interac?a?o realizada durante a experie?ncia pode proporcionar aos usua?rios e aos profissionais um melhor desempenho e mais satisfac?a?o. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-03-2017

Como Citar

GOUVEIA, M. M. C. CAPS-PAR – O CENTRO DE ATENC?A?O PSICOSSOCIAL DE PARNAMIRIM-RN E A IMPORTA?NCIA DA INSERC?A?O FAMILIAR NO TRATAMENTO DO USUA?RIO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 49–58, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11614. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos