A RELAÇÃO ENTRE A POSTURA CORPORAL E AS FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS EM RESPIRADORES ORAIS

  • Patrí­cia Girarde Machado
  • Carolina Lisboa Mezzomo
  • Ana Fátima Viero Badaró
  • Patricia Pereira Costa

Resumo


O respirador oral, muitas vezes, apresenta alterações da postura corporal e das funções estomatognáticas que podem estar associadas. Objetivos: Estudar a possível associaçáo entre as alterações das funções estomatognáticas e os desvios na postura corporal em um grupo de crianças respiradoras orais. Métodos: A amostra foi selecionada em um serviço de atendimento fonoaudiológico e em um instituto pedagógico social, a partir do diagnóstico de respiradores orais. Após anamnese e triagem fonoaudiológicas, foram incluídas no estudo as crianças que atendiam aos critérios de inclusáo (ser respirador oral, ter idade entre 8 e 9 anos) e foram excluídas as que apresentavam algum problema físico-motor. A amostra foi composta de 21 crianças respiradoras orais, 8 meninos e 13 meninas, na faixa etária entre 8 e 9 anos. Os dados foram coletados por meio de avaliaçáo postural fotogramétrica, processada pelo software SAPo® e de avaliaçáo dos órgáos fonoarticulatórios, com ênfase nas funções estomatognáticas. Após a caracterizaçáo dos dados, aplicou-se o teste qui-quadrado (Teste X2), ou teste de Fisher, ou o teste de Mann-Withney, para comparaçáo das variáveis sem distribuiçáo normal, e o teste T de Student para verificar as diferenças entre as variáveis com distribuiçáo normal. Os valores foram considerados significativos para p menor que 0,05 (p < 0,05). A análise de agrupamentos (cluster analysis) também foi realizada. Resultados: Comparando-se os resultados da avaliaçáo postural fotogramétrica com a avaliaçáo das funções estomatognáticas, pode-se verificar a associaçáo entre o desvio anterior da cabeça com a presença de movimentos cefálicos durante a deglutiçáo (p=0,016) e com o maior tempo na mastigaçáo (p=0,047). Conclusões: A anteriorizaçáo
da cabeça propicia os respiradores orais a apresentar mais movimentos atípicos de cabeça durante a deglutiçáo e, quanto mais anteriorizada a cabeça, maior o tempo de mastigaçáo.
Palavras-Chave: Postura; Sistema Estomatognático; Respiraçáo bucal; Criança

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-09-2011
Como Citar
MACHADO, P. G.; MEZZOMO, C. L.; BADARÓ, A. F. V.; COSTA, P. P. A RELAÇÃO ENTRE A POSTURA CORPORAL E AS FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS EM RESPIRADORES ORAIS. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 15 set. 2011.