APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PORTÁTIL PARA MEDIAÇÃO DA FORÇA DA LÍNGUA

  • Renata Maria Moreira Moraes Furlan
  • Amanda Freitas Valentim
  • Tatiana Vargas de Castro Perilo
  • Andréa Rodrigues Motta
  • Estevam Barbosa de Las Casas

Resumo


A avaliaçáo quantitativa da força da língua vem sendo utilizada em diversos países para complementar e tornar mais fidedigna a avaliaçáo de motricidade orofacial. Para tornar possível esse tipo de investigaçáo, o Grupo de Engenharia Biomecânica da UFMG desenvolveu o primeiro instrumento para quantificaçáo da força da língua produzido no Brasil, o Forling, o qual preserva os princípios da avaliaçáo clínica fonoaudiológica de referência: protrusáo lingual na presença de um anteparo para contra-resistência. Uma versáo portátil do Forling foi construída e encontra-se em fase de testes. Objetivo: Descrever e analisar a versáo portátil do Forling. Métodos: Foram realizadas observações acerca da funcionalidade e aplicabilidade do instrumento antes e durante sua utilizaçáo. Resultados: O aparelho é constituído por um bocal de material termomoldável que se adapta à arcada dentária de cada paciente, macio e flexível para náo causar desconforto. Na face interna do bocal encaixa-se uma peça base sobre a qual se encontra apoiado um sensor de força. Quatro furos presentes na peça base permitem o encaixe de uma peça guia, responsável pela fixaçáo do sensor. No centro da peça guia, foi projetado um orifício dentro do qual corre a peça aplicadora cuja funçáo é receber a força da língua no sentido anterior e transmiti-la ao sensor de força. As peças que se encaixam no bocal têm dimensões reduzidas para melhor acomodaçáo da língua e sáo leves tornando-o portátil, fácil de transportar. O material das peças, epóxi, é biocompatível e resistente. O sensor de força utilizado, do tipo resistivo, possui faixa de mediçáo de 0 a
110 N evitando assim a saturaçáo do sistema nos casos de indivíduos com força lingual aumentada. O aparelho é simples de manipular e fácil de higienizar, bastando desencaixar as peças. Durante as medições os dados sáo enviados ao computador via cabo USB e um software registra os valores de força ao longo do tempo de mediçáo. Conclusáo: O instrumento mostrou-se adequado para quantificaçáo da força da língua e pode vir a tornar-se uma valiosa ferramenta para auxiliar o diagnóstico e acompanhamento terapêutico em motricidade orofacial.
Palavras-Chave: Força muscular; Instrumentaçáo; Língua; Biomecânica

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
15-09-2011
Como Citar
FURLAN, R. M. M. M.; VALENTIM, A. F.; PERILO, T. V. DE C.; MOTTA, A. R.; DE LAS CASAS, E. B. APRESENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PORTÁTIL PARA MEDIAÇÃO DA FORÇA DA LÍNGUA. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 15 set. 2011.