APLICAÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA MIOFUNCIONAL EM CASOS DE DESVIO FONOLÓGICO, FONÉTICO E FONÉTICO-FONOLÓGICO

Autores

  • Carolina Lisbôa Mezzomo
  • Patricia Pereira Costa
  • Márcia Keske-Soares

Resumo

A abordagem terapêutica miofuncional comumente náo é aplicada no tratamento dos desvios de fala, ficando à margem da terapia fonológica e fonética/articulatória. Objetivo: Verificar se a adequaçáo dos aspectos miofuncionais orais auxilia na eliminaçáo ou minimizaçáo das alterações de fala em casos de desvio fonológico, fonético e fonético-fonológico. Procedimentos: Selecionaram-se sujeitos com desvios fonético e/ou fonológico, e alteraçáo discreta do sistema estomatognático. Considerou-se como critério de exclusáo a presença de malformações, síndromes genéticas, suspeita de alterações neurológicas, déficit cognitivo ou psicológico, queixa de dificuldade auditiva, diagnóstico fonoaudiológico de atraso de linguagem, terapia fonoaudiológica anterior, e alterações oclusais. Realizou-se anamnese, avaliaçáo do sistema estomatognático, exame articulatório, triagem auditiva e avaliaçáo otorrinolaringológica. Foram selecionados seis sujeitos, com idades entre seis e 13 anos. Foram realizados dois atendimentos fonoaudiológicos semanais, de terapia miofuncional onde eram realizados exercícios que promovessem a adequaçáo dos aspectos de tensáo muscular, mobilidade e posiçáo habitual de repouso de lábios e língua. A fala náo foi diretamente trabalhada. As demais funções estomatognáticas também náo foram trabalhadas por náo se encontrarem alteradas. Realizaram-se sondagens a cada oito sessões de atendimento. Foi feita análise descritiva, verificando se houve minimizaçáo ou eliminaçáo das alterações na fala de acordo com a adequaçáo dos aspectos miofuncionais. Resultados: Percebeu-se que de acordo com a adequaçáo dos aspectos miofuncionais houve adequaçáo dos aspectos referentes à fala, sendo que os seis sujeitos estudados apresentaram melhora na fala após a minimizaçáo ou eliminaçáo da alteraçáo dos aspectos de tensáo muscular, mobilidade e posiçáo habitual de repouso. Conclusáo: A minimizaçáo ou eliminaçáo das alterações miofuncionais auxiliam na adequaçáo da fala nos casos de desvio fonológico, fonético e fonético-fonológico estudados.
Palavras-Chave: Transtornos da Articulaçáo; Fala; Sistema Estomatognático; Reabilitaçáo dos Transtornos da Fala e da Linguagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

16-09-2011

Como Citar

MEZZOMO, C. L.; COSTA, P. P.; KESKE-SOARES, M. APLICAÇÃO DA ABORDAGEM TERAPÊUTICA MIOFUNCIONAL EM CASOS DE DESVIO FONOLÓGICO, FONÉTICO E FONÉTICO-FONOLÓGICO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1168. Acesso em: 28 mar. 2024.